Pesquisas eleitorais

Datafolha: Dilma se recupera, mas Marina lidera em SP com 40%; Aécio sobe em MG

Aécio tem o pior desempenho em Pernambuco, onde soma apenas 2% dos votos, com Marina liderando no estado com 45% e Dilma, com 38%

SÃO PAULO – Aécio Neves (PSDB) avançou quatro pontos percentuais em Minas Gerais, segundo o Datafolha, passando de 22% das intenções de voto para 26%, superando Marina Silva (PSB) numericamente, que caiu de 27% para 25%. Já Dilma Rousseff (PT) passou de 35% para 33% no estado. 

Aécio tem o pior desempenho em Pernambuco, onde soma apenas 2% dos votos, com Marina liderando no estado com 45% e Dilma, com 38%. Já Marina teve o melhor desempenho no Distrito Federal, de 33% para 43%, enquanto Aécio tem 17% e Dilma, 22%. 

Em São Paulo, onde está a maior fatia do eleitorado nacional, Marina mantém a liderança com 40% ante 26% de Dilma, enquanto Aécio tem 16%. Em relação ao último levantamento, a pessebista oscilou dois pontos percentuais para baixo, enquanto Dilma avançou três pontos. Aécio passou de 18% para 16% no intervalo. 

A rejeição a Dilma em São Paulo também oscilou negativamente, de 44% a 42%, mas ainda lidera com folga esse ranking no estado, seguida pelo Pastor Everaldo (PSC), com 26% e Aécio, 22%. A rejeição é de 17% para Marina Silva. Em um segundo turno, Marina venceria Dilma por 57% a 32%, apesar de uma queda de 32 para 25 pontos em relação à semana passada.

No Rio, Marina mantém dianteira sobre Dilma
Considerando apenas os eleitores do Rio de Janeiro, a pessebista seria eleita no segundo turno. A pesquisa mostra que, na primeira fase, Marina detém 36% das preferências, ante 30% de apoio de Dilma e 12% de Aécio.

Na semana anterior, a ex-senadora somava 37%, a presidente tinha 31% e 11% do tucano. Em um eventual segundo turno, a presidenciável do PSB tem 54%, contra 35% da petista. 

No Sul, presidente está na frente da ex-senadora
Por outro lado, Dilma tem motivos para comemorar se considerar o Sul do País. A petista aparece como favorita para vencer a corrida presidencial no Rio Grande do Sul e no Paraná.

No Rio Grande do Sul, Dilma está na frente, com 40%, contra 26% de Marina. Aécio soma apenas 15% no mesmo estado. Em um eventual segundo turno, a presidente derrotaria a candidata do PSB por 50% a 38%.  Na pesquisa anterior, Dilma tinha uma vantagem menor sobre Marina (46% a 42%).

No Paraná, petista e pessebista aparecem tecnicamente empatadas. A presidente detém 32%, contra 28% da ex-senadora. Aécio corre por fora e soma 22%. 

PUBLICIDADE