Danos causados pelo furacão Katrina já são observados no mercado de trabalho dos EUA

Crescimento de 71 mil pedidos de auxílio-desemprego nos EUA foi o maior dos últimos dez anos; patamar é o maior em dois anos

Publicidade

SÃO PAULO – Os danos causados pela passagem do furacão Katrina ainda continuam a ser contabilizados. Além dos danos sociais causados, e após impulsionar as cotações do petróleo a patamares recordes, a passagem do Katrina levou o número de pedidos de auxílio desemprego nos Estados Unidos ao seu maior patamar em dois anos.

O Initial Claims, indicador responsável por esses números, apontou 398 mil novos pedidos na semana terminada em 9 de setembro. O número bateu as estimativas do mercado de 350 mil pedidos, que já eram consideradas elevadas.

Além do patamar recorde, o crescimento de 71 mil novos pedidos foi o maior em dez anos, já que na medição anterior, o indicador havia registrado 327 mil pedidos. Entretanto, apesar do elevado patamar do indicador, analistas acreditam que o resultado não é alarmante por ser fruto de um incidente específico.

Continua depois da publicidade

O que ainda está por vir

Além da forte elevação observada nesta semana, analistas esperam outro grande crescimento na próxima medição, mas já afirmam que o número de pedidos deverá se normalizar em aproximadamente um mês.

De acordo com a Reuters, o Departamento de Trabalho dos EUA teria apurado que pelo 68 mil pedidos, dos 71 mil, são relacionados ao furacão Katrina, e este número deverá ser revisado para cima na próxima semana.

Estima-se que os danos causados pela passagem do furacão cheguem a causar uma redução de 1,0% no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano neste ano. O furacão forçou a evacuação de toda cidade de Nova Orleans e estima-se que um milhão de pessoas fiquem desabrigadas.