Dados de trabalho nos EUA e produção industrial no Brasil: o que ver na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Camille Bocanegra IA InfoMoney

Publicidade

A primeira semana de julho chega carregada de divulgações relevantes, especialmente nos Estados Unidos, onde o mercado acompanhará com lupa os números do mercado de trabalho.

O relatório payroll de junho, um dos termômetros mais sensíveis da economia americana, será antecipado para quinta-feira (3) por conta do feriado da Independência na sexta (4). A divulgação pode definir os próximos passos do Federal Reserve, diante da expectativa por um eventual corte de juros ainda no segundo semestre. Também saem dados do ISM, JOLTS e ADP, reforçando o termômetro do emprego.

No Brasil, a agenda traz uma bateria de estatísticas fiscais e de atividade econômica, fundamentais para avaliar o fôlego da economia no segundo trimestre. Entre os destaques estão os dados do Caged de maio, a produção industrial do IBGE, o balanço orçamentário e a divulgação das estatísticas fiscais do setor público.

Aproveite a alta da Bolsa!

O Boletim Focus da segunda-feira (1º) vai indicar se o mercado começa a revisar projeções após o Copom ter mantido a taxa Selic em 10,50% e sinalizado uma pausa no ciclo de cortes.

A leitura de índices de preços, como o IPP, o IVAR e o IPC da Fipe, também ajuda a traçar um cenário mais claro para a inflação nos próximos meses. Além disso, os PMIs industriais e de serviços — tanto no Brasil quanto nos EUA — devem fornecer sinais sobre o ritmo da atividade econômica em meio a um ambiente global de juros elevados. A semana ainda traz eventos relevantes na zona do euro, com discursos da presidente do BCE, Christine Lagarde, durante o Fórum de Sintra.

Por fim, o mercado deve operar em ritmo mais contido a partir da quinta-feira, com menor liquidez nos mercados globais por causa do feriado nos EUA.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, a véspera do 4 de julho trará um dos dias mais carregados de indicadores, o que tende a gerar forte volatilidade. Os dados que virão a público ao longo da semana serão determinantes para moldar expectativas sobre juros, inflação e crescimento até o final do ano.

Confira a agenda completa da semana:


30/06 – Segunda-feira

01/07 – Terça-feira

02/07 – Quarta-feira

03/07 – Quinta-feira

04/07 – Sexta-feira

Continua depois da publicidade

Alemanha

03:00 – Encomendas à indústria em maio

Zona do euro

Continua depois da publicidade

06:00 – Inflação ao produtor (PPI) em maio

Brasil

08:00 – Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) de junho – FGV/Ibre

Continua depois da publicidade

09:00 – Índice de Preços ao Produtor de maio – IBGE

15:00 – Balança comercial de junho – Secex

EUA

Continua depois da publicidade

Feriado da Independência dos EUA (Bolsas fechadas)