CVM propõe que companhias abertas tenham, ao menos, 2 conselheiros independentes

Minuta é baseada na regra do Novo Mercado, segmento da B3 para empresas de melhor governança

Estadão Conteúdo

(Divulgação)

Publicidade

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou em audiência pública nesta terça-feira, 21, a proposta para regulamentar a Lei 14.195/2021, conhecida como “MP do Ambiente de Negócios”, lançada pelo governo federal com objetivo de melhorar o ranqueamento do Brasil no relatório Doing Business, do Banco Mundial.

Uma das propostas trata da presença de membros independentes no conselho de administração das companhias abertas.

A CVM propõe que essas empresas tenham, ao menos, dois conselheiros independentes ou 20% do total de conselheiros, o que for maior. A minuta é baseada na regra do Novo Mercado, segmento da B3 para empresas de melhor governança.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“(…) cabe destacar que a exigência de presença de membros independentes no conselho de administração só se aplica, a prevalecer a proposta refletida na minuta, a partir de 1º de janeiro de 2023. Este prazo também (…) busca propiciar maior tempo de adaptação às companhias abertas”, informou a CVM no edital da audiência pública.

A minuta trata ainda da vedação da acumulação de cargos de diretor-presidente e presidente do conselho de administração nas companhias abertas.

O texto propõe a criação de exceção para companhias com receita bruta anual consolidada inferior a R$ 500 milhões. A proposta é que a regra se aplique a mandatos iniciados em 1º de janeiro de 2023.

Continua depois da publicidade

Outro tópico relevante é sobre a definição de transações relevantes com partes relacionadas, para fins de inaplicabilidade do voto plural.

“Importante destacar que a minuta proposta pela CVM considerou os conceitos e comandos já existentes sobre esses temas, tendo em vista a similaridade dos assuntos com tópicos já tratados em regras de segmentos diferenciados de listagem ou mesmo na própria regulamentação da CVM”, informou a autarquia em comunicado.

Sugestões e comentários podem ser encaminhados até 18 de fevereiro de 2022 para o seguinte e-mail: audpublicaSDM0921@cvm.gov.br

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.