CVM explica como analisa atividade de influenciadores no mercado financeiro

O regulador do mercado de capitais divulgou, na quarta, ofício circular em que explica o que caracteriza a profissão de analista

Estadão Conteúdo

(Divulgação)

Publicidade

O “boom” de investidores pessoa física na Bolsa aumentou a procura por informação sobre o mercado de ações e também a presença de “especialistas” em investimentos nas redes sociais.

Destinatária de reclamações de investidores, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) resolveu explicar ao público o que caracteriza a atividade irregular de análise de valores mobiliários, a ser reprimida pela autarquia.

O regulador do mercado de capitais divulgou na quarta-feira, 11, ofício circular em que explica o que caracteriza a profissão de analista. O objetivo é deixar claro quem está na mira da autarquia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Sinto que existe uma expectativa de alguns investidores de que a CVM seja quase um órgão de censura. A internet é um ambiente livre. O que nos interessa (monitorar) é a atividade profissional, que exige capacitação e credenciamento”, disse o superintendente de relações com investidores institucionais da CVM, Daniel Maeda.

O fato de alguém dar palpite sobre uma ação não é, em princípio, suficiente para ser enquadrado pela CVM como exercício irregular de atividade. Para isso, é preciso que o indivíduo faça análises em caráter profissional e receba alguma remuneração, ainda que indireta, para esse fim.

A comprovação do exercício irregular da profissão de analista do mercado de capitais pode gerar penalidades. A Lei 6.385/76 inclui a conduta entre os potenciais crimes contra o mercado de capitais, que pode se punido com detenção de seis meses a dois anos, além de multa.

Continua depois da publicidade

InfoMoney premia as melhores empresas da Bolsa em 2020; confira a programação completa da premiação e inscreva-se, gratuitamente, para participar do evento.