“CVM da Holanda” publica centenas de transações privadas de megainvestidores – por engano

Segundo o Financial Times, gerentes de fundos afetados estavam irritados com o "engano". "Quando um banco ou um hedge fund erra, é multado - quem vai multar o regulador holandês", perguntou um deles.

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – O AFM, órgão regulador dos mercados na Holanda, publicou por engano em seu website detalhes de centenas de operações privadas de “short position” de hedge fundos internacionais, segundo o Financial Times. Entre os megainvestidores que tiveram suas transações reveladas indevidamente estão George Soros e o enigmático fundo Medallion

Desde a crise financeira global de 2008, a regulação europeia prevê a divulgação de operações “short” de hedge funds toda vez que a posição montada representar mais de 0,5% das ações negociadas de determinada empresa. O erro no entanto fez o AFM publicar todas as transações do tipo registradas desde 2012, inclusive aquelas que deveriam ser mantidas em sigilo.

As posições “short” indicam que um investidor aposta na queda daquele papel. Entre os setores “alvo” das operações reveladas, estão bancos holandeses, como o ING.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um porta-voz do órgão reconheceu o erro e disse que as informações foram retiradas do site da instituição rapidamente. Segundo o Financial Times, gerentes de fundos afetados estavam irritados com o “engano”. “Quando um banco ou um hedge fund erra, é multado – quem vai multar o regulador holandês?”, indagou um deles.