CVM comunica à Justiça 100 indícios de crime no mercado de capitais neste ano

Infrações incluem manipulação de mercado e uso de informação privilegiada e crimes contra a economia popular, como pirâmides financeiras e estelionato

Estadão Conteúdo

Publicidade

No ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) comunicou aos Ministérios Público Federal (MPF) e estaduais (MPE) 100 indícios de crime no mercado de capitais.

As infrações que podem ser consideradas crimes incluem manipulação de mercado e uso de informação privilegiada, além de exercício irregular de atividade no mercado financeiro, oferta pública sem registro na CVM e crimes contra a economia popular, como pirâmides financeiras e estelionato.

Os dados mostram que o número de comunicados entre julho e setembro (35) voltou a subir, depois de uma redução no segundo trimestre do ano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A média mensal, de cerca de 10 comunicados por mês, está em linha com a verificada em 2017, quando a autarquia aumentou em 30% o número de informes ao MP.

A maior parte dos informes são dirigidos ao MPF. Já são 62 no ano na esfera federal. Em nível estadual, a CVM encaminhou 38 comunicados aos MPEs.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP e conte com assessoria especializada e gratuita

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira, a CVM divulgou o Relatório de Atividade Sancionadora do terceiro trimestre.