Criptomoeda do Facebook tem dia decisivo após 6 grandes empresas deixarem projeto da Libra

Mastercard, Visa, PayPal, eBay, Stripe e Mercado Pago deixaram a Libra Association nos últimos dias

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma debandada de grandes empresas do projeto, a Libra, criptomoeda do Facebook, passa por um dia decisivo nesta segunda-feira (14) em meio a uma reunião do consórcio de companhias em Genebra, na Suíça.

A Libra Association agora conta com 22 membros – seis a menos que o grupo original – e se reúne com a ideia de revisar seu estatuto que dita a estrutura da organização e nomear um conselho de administração.

Nos últimos dez dias, seis grandes empresas deixaram o projeto em meio a temores regulatórios: Mastercard, Visa, PayPal, eBay, Stripe e Mercado Pago. Apesar disso, o fato de a IBM ter declarado que está aberta a trabalhar com a Libra ajuda a manter o potencial do grupo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na última sexta-feira (11), David Marcus, executivo do Facebook que supervisiona o projeto, escreveu em seu perfil no Twitter que “recomendaria não ler o destino de Libra com base nesse desdobramento”.

“É claro que não são boas notícias a curto prazo, mas, de certa forma, são libertadoras. Mudanças dessa magnitude são difíceis”, escreveu.

Quando deixou a Libra Association, em 4 de outubro, o PayPal disse que a decisão era para “continuar concentrando-se no avanço de nossas missões e prioridades de negócios existentes, enquanto nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes”.

Continua depois da publicidade

A Visa, por sua vez, afirmou que sua decisão foi baseada, entre outras coisas, na “capacidade da Associação de satisfazer plenamente todas as expectativas regulatórias necessárias”. Já a Mastercard disse acreditar que “existem benefícios em potencial nessas iniciativas e continuará monitorando o esforço da Libra”.

Por fim, o eBay explicou em comunicado que a companhia está “focada em implementar a experiência de pagamentos gerenciados do eBay para nossos clientes”, apesar de respeitar a visão da associação.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.