Cotações de petróleo ignoram PIB dos EUA e fecham em queda

Preços da commodity encerram a terceira semana consecutiva de queda e o pior mês desde dezembro de 2008

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo com a surpresa do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA no último trimestre de 2009, as cotações de petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira (29), encerrando a terceira semana consecutiva de queda nas cotações e o pior mês desde dezembro de 2008. Perspectivas negativas para a demanda por petróleo nos Estados Unidos e no Japão pesaram sobre os preços do óleo bruto.

A cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou a US$ 71,46 na sessão, com queda de 0,92% em relação ao último fechamento. Em Nova York, o contrato com vencimento em fevereiro, que apresenta maior liquidez, caiu 1,01%, terminando a sessão a US$ 72,89.

Indicadores
Divulgado nesta sexta-feira, o PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano demonstrou a maior expansão trimestral dos últimos seis anos, atingindo uma elevação da ordem de 5,7% no último trimestre de 2009. O resultado veio acima das expectativas dos analistas, que esperavam aumento de 4,7%. No entanto, na comparação anual, o ano de 2009 apresentou a maior contração (-2,4%) desde 1946.

Paralelamente, a atividade industrial na região de Chicago ficou acima do esperado pelo mercado em janeiro, de acordo com os dados da Chicago Purchasing Managers Association. No período, o Chicago PMI (Purchasing Managers Index), que mede o nível de atividade industrial na região de Chicago, atingiu 61,5 pontos, acima das projeções do mercado, que apontavam 57,2 pontos. O resultado foi também superior à medição anterior, em que registrara 58,7 pontos.

Contudo, apesar dos indicadores positivos, as notícias das úlimas semanas ainda pesaram sobre as cotações. Os altos níveis dos estoques de destilados nos EUA e a retração da oferta de crédito na China retiraram grande parte do entusiasmo dos investidores com o mercado de petróleo.

Dólar
A valorização da moeda norte-americana frente às principais divisas internacionais também penalizou as cotações de petróleo. Vale lembrar que uma valorização da moeda norte-americana geralmente se traduz em pressão de queda sobre os preços de óleo bruto, uma vez que estes são expressos na divisa.

Continua depois da publicidade

A movimentação dos investidores, que tendem a sair de suas posições em commodities em busca de alternativas mais rentáveis, também pressionou as cotações do produto.