Correlação é maior entre ações de tecnologia

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A correlação entre os preços das ações de empresas de tecnologia ao longo do ano passado foram maiores que as de empresas da chamada “velha economia”. Uma correlação alta demonstra que os papéis de ambas as empresas caminham juntos, ou seja, que quando uma sobe a outra tem grande probabilidade de subir, e vice-versa.

As fabricantes de chips Intel e Advanced Micro Devices apresentaram ao longo do ano 2000 uma correlação estatística entre os preços de seus papéis de 79%. Outras empresas de um mesmo setor, dentro do universo de empresas de tecnologia, que apresentam forte correlação são as fabricantes de microcomputadores Dell e Gateway (+73,6%), seguidas pela fabricante de softwares Oracle e pela produtora de softwares e hardware de internet Cisco Systems (+71,4%).

É possível perceber como os números vão diminuindo à medida que caminha-se para empresas pertencentes à chamada “velha economia”, mesmo para empresas que trabalham no mesmo setor e, na maior parte dos casos, são concorrentes diretas. As varejistas Wal Mart e Home Depot apresentaram uma correlação de 68,1%, os bancos Morgan Stanley e Merrill Lynch de 67,8%, enquanto empresas com linhas de produtos bastante similares, como no caso de General Motors e Ford (+65,9%) e da Merck e Pfizer (+53,3%), apresentaram as menores correlações entre as citadas.

As estatísticas reforçam a visão de que grande parte dos investidores ainda analisam o setor de tecnologia como um todo, dando menor importância relativa às variáveis que afetam especificamente cada empresa do que no caso das empresas da “velha economia”. De uma certa forma, esta é uma característica prevista para um setor de atividades menos “maduro” como o de tecnologia, ou seja, onde grande parte das empresas são relativamente novas, o que dificulta a análise de um “histórico” de atividades por parte dos investidores.


































Empresas Setor Correlação
Intel x AMD Semicondutores 79,0%
Dell x Gateway Microcomputadores 73,6%
Cisco x Oracle Software 71,4%
Wal Mart x Home Depot Varejo 68,1%
M. Stanley x M. Lynch Banco de Investimento 67,8%
GM x Ford Automóveis 65,9%
Merck x Pfizer Farmacêuticos 53,3%

Compartilhe