Convênio com rede comercial deixa Farmácia Popular mais perto do cidadão

População terá mais facilidade de participar do programa e melhor acesso a medicamentos mais baratos

•

Publicidade

SÃO PAULO – Estabelecimentos farmacêuticos comerciais e Ministério da Saúde fecham convênio para ampliar programa Farmácia Popular. Assim, rede comercial passará a vender medicamentos a preço de custo, tornando o programa mais acessível ao cidadão.

Mais acesso, mais controle

De acordo com o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, a parceria visa ampliar o alcance da população a esses medicamentos, que hoje é oferecido em 115 farmácias populares. Cerca de 1.800 estabelecimentos serão credenciados pelo ministério e, na fase inicial, serão oferecidos remédios contra hipertensão e diabetes.

No ato da compra, o cidadão deverá apresentar a receita médica, com o número de inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM), e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A medida é necessária para controlar a quantidade que será utilizada pelo paciente.

No programa, 90% do valor de referência do medicamento genérico é custeado pelo ministério, enquanto que o comprador arca apenas com 10% do valor do produto.