Publicidade
SÃO PAULO – O consumo total de energia elétrica no Brasil atingiu 34.605 GWh (gigawatts / hora) em maio, o que representa um aumento de 10,5% em relação ao nível apurado em igual mês de 2009, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (23) pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética). A taxa de maio foi a segunda maior em 2010, atrás apenas do resultado de fevereiro.
De acordo com os dados, o consumo industrial de energia foi o principal responsável pelo desempenho do mês em questão, apresentando alta de 15,4% em maio sobre o mesmo mês de 2009. No ano, o consumo de energia na indústria mostra alta de 13,6%. Segundo a EPE, “a evolução do consumo de energia reflete o desempenho da produção física industrial no País que, até abril, cresceu 18%”.
Consumo residencial e comercial
O consumo de eletricidade entre as famílias brasileiras expandiu 6,5% ante igual mês de 2009, superando 8.700 GWh. “A dinâmica do consumo residencial no País pode ser associada, em boa medida, a um mercado de trabalho aquecido (aumento de empregos formais e da massa salarial) e a condições favoráveis de crédito (acesso facilitado e prazos alongados)”, avaliou a EPE.
Aproveite a alta da Bolsa!
Também apresentou crescimento em maio o nível do consumo de energia elétrica no comércio, que totalizou 5.660 GWh, representando crescimento de 7,9% em relação à 2009. Cabe mencionar que, desde janeiro deste ano, o consumo comercial apresenta alta de 7,7%, enquanto fechou o ano de 2009 com alta de apenas 5,6%.
“O crescimento é disseminado por todas as regiões do País. Assim como no consumo residencial, os destaques são as regiões Norte e Nordeste, onde a instalação e ampliação de pontos comerciais, muitos deles com elevado padrão de consumo, têm garantido à classe um crescimento sustentado”, concluiu a EPE.
Novas projeções
Em conjunto com os dados do consumo de energia elétrica de maio, a EPE revelou novas projeções para 2010. De acordo com a instituição, a revisão das premissas levou em consideração a divulgação da taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre, bem como o comportamento do consumo de energia nos cinco primeiros meses deste ano e as perspectivas para a economia brasileira na segunda metade de 2010.
Continua depois da publicidade
“As indicações são de que o consumo total de eletricidade na rede possa atingir 418,5 mil GWh neste ano, o que significaria um crescimento de 7,7% sobre 2009. Pela previsão anterior, o consumo total atingiria 415,9 mil GWh – crescimento de 7,0%”, revelou a EPE. Entre as três classes de consumo, espera-se que a indústria continue liderando o ranking de consumo de energia, com alta prevista de 10,3% para o final deste ano.
Por fim, a EPE explica que a projeção para 2010 considera a tendência sazonal pela qual o consumo médio no período junho a dezembro é superior ao do período janeiro a maio. “A produção e o consumo industrial de energia elétrica apresentaram as maiores retrações nos meses de janeiro e fevereiro e a recuperação foi gradual a partir de então”, completou.