Publicidade
SÃO PAULO – O carro lidera a lista dos itens que os brasileiros pretendem comprar nos próximos 12 meses. Independentemente da faixa de renda, 36% dos consumidores querem adquirir um veículo no decorrer do próximo ano. Considerando as classes sociais, porém, a C lidera a intenção, com 42% dos consumidores pretendendo comprar o item.
Os dados são da pesquisa sobre consumo, realizada pelo Instituto Análise e divulgada na terça-feira (1). De acordo com o levantamento, em média, os brasileiros desejam comprar quatro itens de uma lista de 15 produtos e serviços. Com relação às trocas, a intenção abrange, em média, dois itens.
Considerando as faixas de renda, os consumidores das classes menos abonadas pretendem comprar mais no próximo ano. A intenção das classes D e E é comprar, em média, quase cinco itens, ao passo que a C pretende adquirir em média quase quatro e as classes mais abonadas, quase três produtos. Já as trocas ficam entre dois e três itens, independentemente da classe social.
Continua depois da publicidade
Compras: eletrodomésticos e eletrônicos lideram a lista
Atrás do veículo, a TV de LCD vem em segundo lugar na lista de intenção de compra dos consumidores, com 35%. Considerando as classes sociais, este item é mais cobiçado pelos consumidores das classes A e B, cuja intenção atinge 38%.
O computador segue na terceira posição, com 33% da intenção de compra. Entre os consumidores das classes D e E, porém, a intenção de adquirir este item é maior, atingindo 38%.
A reforma e a aquisição da casa seguem na lista de prioridades dos consumidores. Segundo o levantamento, 31% pretendem reformar, comprar ou trocar o imóvel. A reforma é pretensão maior entre os consumidores das classes D e E (36%), assim como a compra (33%).
Ainda com relação à compra, itens como micro-ondas, máquina de lavar, freezer, geladeira e fogão também estão na lista de prioridades para o próximo ano, com 24%, 21%, 16%, 9% e 3% das intenções, respectivamente.
Dentre esses itens, considerando as classes sociais, de maneira geral, as menos abonadas são as que lideram a intenção de compra.
Trocas: móveis e eletros lideram a lista
Considerando a possibilidade de trocas nos próximos 12 meses, lideram a lista móveis para a casa, geladeira e fogão, com 32%, 26% e 18% das intenções.
Continua depois da publicidade
Outros itens, como carro, celular, aparelho de som, DVD, máquina de lavar e imóvel também estão na lista dos consumidores para possíveis trocas no próximo ano, com 15%, 14%, 13%, 8%, 8% e 8% das citações, respectivamente.
Considerando as classes sociais, a A tem maior intenção em trocar o automóvel (37%), seguida de móveis, com 28% da intenção. Já a classe C quer trocar a mobília da casa nos próximos 12 meses, com 34% das intenções, seguida da geladeira (24%). O mesmo ocorre com 34% dos consumidores das classes D e E, que pretendem trocar estes itens em um ano.
De maneira geral, o levantamento constatou que, independentemente da classe econômica, trocar móveis e geladeira é o desejo da maior parte dos brasileiros.