Consenso do mercado traz sugestões para quem busca oportunidades na bolsa

InfoMoney compilou as recomendações de vários analistas e trouxe as ações preferidas pelos profissionais

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da MRV Engenharia são as preferidas dos analistas, de acordo com o MCI, que é o índice de consenso de mercado elaborado pela InfoMoney.

O indicador, que compila a análise de 24 corretoras e bancos de investimentos, atribui a nota máxima (5,00) aos papéis ordinários da companhia. Muito embora não apresentem grande liquidez e, portanto, tendam a ficar em segundo plano para boa parte dos investidores, os papéis parecem contar com boas perspectivas.

Para uma melhor interpretação do MCI, é sempre importante considerar o número de avaliações atribuídas a cada ativo. Uma maior quantidade de opiniões tende a tornar mais robusta a sugestão. Neste caso, especificamente, vale ressaltar que as ações da companhia receberam três opiniões.

Continua depois da publicidade

Outro ponto importante do indicador é que ele considera os princípios de análise fundamentalista, sendo, portanto, mais recomendado para investidores que atuam buscando rentabilidade de longo prazo.

Pontos fortes da campeã

De um modo geral, as ações da MRV refletem o prognóstico favorável para o setor imobiliário, com um ambiente macroeconômico mais sólido. Segundo analistas, é uma opção de investimento interessante para quem procura uma empresa especializada em clientes de baixa renda, com potencial de rápido crescimento.

Para o Credit Suisse, além de atuar no segmento mais promissor da construção civil, a companhia tem uma forte perspectiva de avanço nas margens operacionais. “A MRV desafia a percepção comum de que incorporadoras focadas na baixa renda tendem a entregar menores margens”, afirma a instituição.

Continua depois da publicidade

Já o ABN Amro destaca que a companhia tem crescido com rentabilidade nos últimos anos, amparada pelo rápido aumento dos financiamentos imobiliários e a melhora no ambiente regulatório.

Também bem representadas

Em segundo lugar, com nota 4,79, os papéis preferenciais da Itaúsa aparecem como boa opção de investimento. Analistas apontam as boas perspectivas para os resultados de suas controladas, principalmente do Itaú, e para o setor financeiro como principal ponto de apoio à colocação nos ativos.

Neste sentido, a equipe do Unibanco cita a forte expansão no volume de empréstimos, a queda no nível de inadimplência e a disponibilidade de crédito, que vem crescendo significativamente, como os principais fundamentos de sua análise positiva ao setor neste ano.

Continua depois da publicidade

Além disso, a Itaúsa costuma ser lembrada por possuir um atrativo histórico de pagamento de proventos e pelo fato de seus papéis se beneficiarem de uma forte liquidez.

As dez mais recomendadas
Ação MCI
MRV ON 5,00
Itaúsa PN 4,79
Brascan R. ON 4,75
Perdigão ON 4,70
Grendene ON 4,69
Positivo ON 4,69
Datasul ON 4,68
PDG Realty ON 4,67
Net PN 4,60
Embraer ON 4,58
Petrobras PN 4,58
M. Dias Branco ON 4,58
Medial ON 4,58
Odontoprev ON 4,58
Lopes ON 4,58

Já com nota 4,75, as ações ordinárias da Brascan Residencial aparecem em terceiro lugar. De um modo geral, a companhia se aproveita das boas perspectivas para o setor imobiliário brasileiro. Para o UBS Pactual, a empresa se beneficia de todos os fatores positivos do mercado de imóveis do País.

Os analistas apontam o perfil demográfico da população, a demanda sustentável, a crescente disponibilidade de crédito e a tendência de queda das taxas de juros como fatores positivos aos papéis da Brascan. Além disso, as perspectivas de bons resultados nos próximos trimestres também reforçam a percepção positiva.

Continua depois da publicidade

O que é o MCI?

O Market Consensus Indicator (MCI) tem como principal objetivo facilitar as decisões de investimento dos usuários do site no mercado de ações.

Considerando uma amostra com informações e projeções de diversos bancos de investimento e corretoras, o indicador busca trazer um indicador de consenso entre os analistas de mercado a respeito das recomendações de uma determinada ação.

Variando em uma escala de 0 (venda forte) a 5 (compra forte), o indicador é calculado a partir das recomendações dos analistas consultados, trazendo um resumo do consenso. É importante destacar que o MCI é calculado apenas para ações com ao menos três recomendações de analistas distintos.