Conselhos de Nassim Taleb sobre cisne negro rendem fortes ganhos em 2008

Com uma estratégia nada usual, o ex-trader recomenda atenção a eventos que unem baixa probabilidade a alto impacto

Publicidade

SÃO PAULO – Nassim Taleb parece ter descoberto a fórmula que todos buscamos. Autor do livro “Black Swan” (“A Lógica do Cisne Negro”) e consultor do grupo Universa Investments LP, ele contribui com o desempenho positivo de 110% no ano para um fundo de investimentos, enquanto que, no mesmo período, o índice S&P 500 registrou forte queda de 39%.

O livro argumenta que a história está cheia de eventos extremos e, por isso, não podemos nos esquecer deles ao administrar uma carteira. Com isso, Taleb adota uma postura mais prudente, “à prova de balas”. Enquanto a maioria dos administradores não pensa desta forma, o especialista age rapidamente quando o mercado dá algum sinal de recuo, já que acredita que qualquer queda pode ser extrema.

Nesta linha, adotando um limite de perda muito pequeno, sua estratégia mostra que, assim como eventos extremos negativos podem acontecer, o mesmo é possível com o lado positivo. Portanto, posições a partir de largas alta também exigem disciplina.

Não perca a oportunidade!

“Eu já estava esperando”

Black Swan significa algo como eventos extremos e raros. Ao ser perguntado pela mídia internacional se a crise pela qual estamos passando é considerada um cisne negro, Taleb afirma com toda a certeza que não.

“Eu já estava esperando por esta crise, já estava preocupado com ela”, disse Taleb. “Eu estou muito chateado por ter tido razão, eu não me importo com o dinheiro. Nós estamos orgulhosos de ter protegido nossos investidores.”, completou, chamando a crise de cisne branco.