Conselho do Mecanismo de Estabilidade Europeu dá aval final ao pacote da Grécia

O conselho do Mecanismo de Estabilidade Europeu disse que irá "fornecer até 86 bilhões de euros (US$ 95 bilhões) em assistência financeira para a Grécia ao longo de três anos"

Estadão Conteúdo

Publicidade

Os supervisores do fundo de ajuda da Europa aprovaram nesta quarta-feira a liberação de um pacote de ajuda para a Grécia. O aval, praticamente uma formalidade, foi dado após o Parlamento da Alemanha aprovar a iniciativa, junto com o Legislativo de outras nações.

O conselho do Mecanismo de Estabilidade Europeu disse que irá “fornecer até 86 bilhões de euros (US$ 95 bilhões) em assistência financeira para a Grécia ao longo de três anos. A primeira parcela, de 26 bilhões de euros, deve já estar disponível para a Grécia pagar dívidas e ajudar os bancos a se recapitalizar. A Grécia precisa realizar um novo pagamento ao Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira.

O montante total a ser liberado dependerá do sucesso grego em implementar novas reformas econômicas, com as chamadas medidas de austeridade. O dinheiro oriundo das privatizações também pode reduzir a quantia necessária em empréstimos. Apesar dos pedidos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para que o país obtenha um desconto em sua dívida, muitos países na zona do euro se opõem a isso e esse ponto não deve ser avaliado antes de outubro.

Continua depois da publicidade

O presidente do grupo de ministro de Finanças da zona do euro, Jeroen Dijsselbloem, advertiu que a Grécia tem pela frente um caminho longo e difícil. “Nós monitoraremos de perto o processo”, afirmou ele, após presidir a reunião do conselho do Mecanismo de Estabilidade Europeu. “Não será fácil. Nós certamente encontraremos problemas nos próximos anos, mas eu confio que seremos capazes de enfrentá-los.”

O Parlamento da Holanda também aprovou o pacote de ajuda para a Grécia nesta quarta-feira.