Conselho do Mecanismo de Estabilidade Europeu dá aval final ao pacote da Grécia

O conselho do Mecanismo de Estabilidade Europeu disse que irá "fornecer até 86 bilhões de euros (US$ 95 bilhões) em assistência financeira para a Grécia ao longo de três anos"

Estadão Conteúdo

Publicidade

Os supervisores do fundo de ajuda da Europa aprovaram nesta quarta-feira a liberação de um pacote de ajuda para a Grécia. O aval, praticamente uma formalidade, foi dado após o Parlamento da Alemanha aprovar a iniciativa, junto com o Legislativo de outras nações.

O conselho do Mecanismo de Estabilidade Europeu disse que irá “fornecer até 86 bilhões de euros (US$ 95 bilhões) em assistência financeira para a Grécia ao longo de três anos. A primeira parcela, de 26 bilhões de euros, deve já estar disponível para a Grécia pagar dívidas e ajudar os bancos a se recapitalizar. A Grécia precisa realizar um novo pagamento ao Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira.

O montante total a ser liberado dependerá do sucesso grego em implementar novas reformas econômicas, com as chamadas medidas de austeridade. O dinheiro oriundo das privatizações também pode reduzir a quantia necessária em empréstimos. Apesar dos pedidos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para que o país obtenha um desconto em sua dívida, muitos países na zona do euro se opõem a isso e esse ponto não deve ser avaliado antes de outubro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente do grupo de ministro de Finanças da zona do euro, Jeroen Dijsselbloem, advertiu que a Grécia tem pela frente um caminho longo e difícil. “Nós monitoraremos de perto o processo”, afirmou ele, após presidir a reunião do conselho do Mecanismo de Estabilidade Europeu. “Não será fácil. Nós certamente encontraremos problemas nos próximos anos, mas eu confio que seremos capazes de enfrentá-los.”

O Parlamento da Holanda também aprovou o pacote de ajuda para a Grécia nesta quarta-feira.