Conselheiro representante dos minoritários da Petrobras renuncia ao cargo

Marcelo Gasparino já havia demonstrado sua intenção logo após ser eleito conselheiro na última segunda-feira

Equipe InfoMoney

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Eleito na última segunda-feira, por meio de voto múltiplo, como conselheiro independente da Petrobras (PETR3; PETR4) pelos acionistas minoritários, Marcelo Gasparino renunciou ao cargo durante a reunião do Conselho de Administração da estatal nesta sexta-feira (16).

O encontro de hoje serviu para eleger o general Joaquim Silva e Luna como novo presidente da petrolífera, além de quatro novos diretores.

A notícia da renúncia de Gasparino não é uma surpresa, já que ele havia demonstrado sua intenção logo após ser eleito conselheiro criticando o processo de escolha dos conselheiros, que foi bastante tumultuado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Vou renunciar para que haja um processo mais justo na próxima assembleia”, disse Gasparino, em entrevista ao Estadão há alguns dias. Essa decisão, diz ele, foi tomada para contribuir para o desenvolvimento da governança corporativa no País. Em sua visão, o sistema de voto a distância no Brasil dificulta a participação de minoritários no sistema de voto múltiplo.

Pelas regras da companhia, quando um conselho é formado a partir do voto múltiplo, como ocorreu neste caso, a renúncia de um só membro provoca a necessidade de um novo pleito.

Em comunicado informando o pedido de renúncia de Gasparino na noite desta sexta, a estatal pontuou que as regras de seu estatuto social definem que, em caso de vacância do cargo de conselheiro eleito por voto múltiplo que não seja decorrente de destituição, o cargo poderá ser preenchido por substituto eleito pelo colegiado até que seja realizada uma próxima Assembleia Geral de Acionistas.

Continua depois da publicidade

“Essa Assembleia deverá proceder à eleição dos oito membros do Conselho eleitos por voto múltiplo, não havendo obrigatoriedade de convocação de Assembleia específica pela companhia para esse fim”, afirmou.

(Com Reuters)

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.