Conheça mais sobre as vantagens e limitações do indicador P/L

Indicador é um dos mais populares entre investidores de varejo; P/L não deve ser usado sozinho na tomada de decisões

Equipe InfoMoney

(Getty Images)

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SÃO PAULO – Um dos indicadores mais tradicionais usados na análise fundamentalista de ações é o P/L. O indicador, que mede a relação entre o preço atual das ações e o lucro por ação acumulado nos últimos quatro trimestres, é uma medida simples de avaliação de ações. Esta simplicidade, porém, pode trazer vantagens e desvantagens.

De forma simplificada, o P/L indica o quanto o investidor está disposto a pagar por real de lucros. Ou seja, um P/L de 10 indica que o preço atual da ação representa 10 vezes o lucro gerado pela empresa nos últimos quatro trimestres. Vale lembrar que alguns analistas trabalham com o conceito de P/L esperado, que considera a previsão de lucro dos próximos quatro trimestres.

Medida de valor
Em condições ideais, uma ação que negocia a um P/L de 15 pode ser considerada mais cara do que um papel com P/L de 10. Esta análise, porém, pode levar a conclusões errôneas no dia-a-dia do mercado, já que outras variáveis devem ser levadas em consideração. Existem limitações para esta forma de análise, de modo que comprar uma ação somente porque o P/L é baixo pode ser uma estratégia arriscada.

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Quando comparado aos indicadores de papéis do mesmo setor, um P/L elevado indica que o mercado está adotando uma postura otimista em relação ao crescimento da empresa. Assim, uma companhia cujas ações tenham P/L elevado terá que melhorar seus resultados no futuro, ou seu preço pode se ajustar para baixo.

Diferenciais
Ao comparar P/Ls de empresas diferentes, vale a pena ficar atento a alguns fatores que podem distorcer a análise. Em primeiro lugar, empresas em trajetória de rápido crescimento tendem a mostrar P/Ls mais elevados, refletindo a perspectiva do mercado de resultados crescentes.

Setores diferentes podem apresentar P/Ls diferentes. Assim como na utilização de outros indicadores comparativos, é mais seguro comparar o P/L de uma ação com um papel de uma empresa do mesmo setor. Por exemplo, O P/L de papéis de empresas de tecnologia, que contam com maiores perspectivas de crescimento, tende a ser mais elevado que o indicador para o setor de energia elétrica.

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Comparações entre empresas de países diferentes também podem trazer distorções. Economias com melhor percepção de risco podem ter como reflexo P/Ls mais elevados para suas empresas. Isso explica, por exemplo, parte da grande diferença entre P/Ls de empresas norte-americanas e latino-americanas, por exemplo.

Cuidados e limitações
Mesmo levando os fatores acima em consideração, o P/L não deve ser o único fator a ser levado em consideração quando analisando se uma ação está barata ou cara. Uma limitação importante diz respeito á qualidade dos dados, mais especificamente os números referentes ao lucro por ação.

O lucro de uma empresa pode ser influenciado por diversos fatores, muitos deles extraordinários e que podem não refletir o desempenho operacional da companhia. Muitas vezes o P/L de uma empresa pode parecer baixo, mas o que ocorre é que os lucros foram impulsionados por fatores extraordinários e que não irão se repetir, distorcendo a análise.

Também diferenças em padrões contábeis podem distorcer a análise comparativa entre empresas de países diferentes. Assim, enquanto o preço pode servir como um indicador bastante relevante, o lucro muitas vezes pode deixar a desejar como comparativo entre o desempenho de duas ou mais empresas.

Vale a pena analisar, mas com cuidado
O P/L, portanto, é um indicador que merece atenção, principalmente por sua simplicidade e divulgação, já que segue como um dos indicadores mais utilizados, principalmente entre investidores de varejo. No entanto, ele deve ser analisado dentro de um contexto, pois os números podem trazer distorções.

A conclusão é que, embora útil, o P/L não deve servir como única referência para a decisão de comprar ou não uma ação. Vale sempre a pena analisar outros indicadores, principalmente referentes às perspectivas da empresa, antes de arriscar seu dinheiro.

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