Publicidade
SÃO PAULO – Nesta quinta-feira, a Interbrand, consultoria que analisa marcas mundialmente, divulgou seu ranking anual das 25 marcas brasileiras mais valiosas.
Em ano de crise econômica e pós escândalo da Operação Lava Jato, a Petrobras foi a marca da lista que mais perdeu valor com relação a 2014, com declínio de 39%. Em seguida veio a Oi, com queda de 36%, e a Casas Bahia, com recuo de 32%. “A turbulência do cenário político e os passos lentos da economia geraram desconfiança e incerteza nos brasileiros. Esse cenário teve impacto direto no desempenho de muitas marcas”, disse Daniella Bianchi,Managing Director da Interbrand
A primeira colocada entre as 25 marcas deste ano foi o Itaú, que apresentou valor de R$24,544 milhões, variação de 13% positivos ante o ano passado. Em segundo lugar, outro banco, o Bradesco, valendo R$16,24 milhões e variando 7%. Entre as 5 primeiras, 3 delas são bancos, como é possível observar na tabela abaixo:
Continua depois da publicidade
Fonte: Interbrand
Segundo a pesquisa, apesar de algumas quedas, o valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas cresceu: o portfólio, que valia R$ 101 bi no ano passado, passou a valer R$ 104 bi. Os cálculos levam em consideração performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores e projeções para o futuro. Só podem participar empresas de origem nacional e informações financeiras abertas ao público.
Veja também o ranking das marcas mais valiosas mundialmente.