Conheça as 4 bacias do Sul-Sudeste licitadas da ANP de blocos de petróleo

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) está licitando a exploração petrolífera no Brasil em 12 Bacias. Para os grupos interessados, a agência disponibiliza uma breve descrição de cada bacia, sua localização e algumas características geológicas. Acompanha a seguir a descrição das 4 bacias localizadas nas regiões Sul-Sudeste do Brasil e que compõem a terceira rodada de licitações de exploração e produção de petróleo coordenada pela ANP:

Bacia do Espírito Santo

Na Bacia do Espírito Santo estão sendo oferecidos 9 blocos, totalizando 12.636 kmý. A Bacia do Espírito Santo está localizada ao longo do litoral centro-norte do Estado do Espírito Santo e sul do Estado da Bahia, estendendo-se desde a terra até o mar. Abrange a área sedimentar total de 123.130 kmý até a lâmina d’água de 3.000 m, sendo 52.860 kmý até a lâmina d’água de 400 m e 17.900 kmý em terra. Até 1998 foram descobertas 51 acumulações de hidrocarbonetos, sendo 46 em terra e 5 no mar.

Bacia de Campos

Na Bacia de Campos estão sendo oferecidos 9 blocos, totalizando 16.949 kmý. A Bacia de Campos, situada no litoral dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, abrange uma área de 115.800 kmý até a lâmina d’água de 3.000 metros. Uma pequena parte dessa área se estende para terra. A interação cumulativa dos elementos do sistema petrolífero resultou num timing ideal de geração, migração e trapeamento de hidrocarbonetos na bacia e, conseqüentemente, na acumulação e descoberta de enormes volumes de óleo e gás. Tais volumes são bem traduzidos pela produção atual na Bacia, de 1,0 milhão de barris equivalentes/dia. Recentemente ocorreu uma descoberta de óleo no bloco BC-10.

Continua depois da publicidade

Bacia de Santos

Na Bacia de Santos estão sendo oferecidos 16 blocos, totalizando 33.450 kmý. A Bacia de Santos, totalmente submersa, está localizada na porção sudeste da margem continental brasileira, em frente aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A área total da bacia é de 352.260 kmý e ela figura entre as maiores bacias sedimentares do Brasil. A bacia é limitada a sul pelo Alto de Florianópolis, que a separa da Bacia de Pelotas; enquanto que a norte é limitada pelo Alto de Cabo Frio, que a separa da Bacia de Campos. Um poço recente, o 1-RJS-539, perfurado em lâmina d’água de 1.595 m, descobriu uma acumulação de óleo leve, com reservatórios cujas profundidades variam de 3.828m a 4.148m, e cujas estimativas preliminares de reservas indicam volumes da ordem de 600 a 700 milhões de barris de óleo equivalente.

Bacia do Paraná

Na Bacia do Paraná estão sendo oferecidos 2 blocos, totalizando 8.297 kmý. A Bacia do Paraná localiza-se inteiramente em terra, estendendo-se desde o centro-sul do Brasil até o norte do Uruguai, nordeste da Argentina, leste do Paraguai e da Bolívia. No território brasileiro ocupa uma área de aproximadamente 1.100.000 kmý, englobando parte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Bacia do Paraná apresenta um sistema petrolífero comprovado, cujas evidências são as descobertas de gás realizadas no Bloco BPAR-10, atualmente em avaliação, ao norte dos blocos em licitação. Além disso, existem numerosas exsudações de hidrocarbonetos na parte leste da bacia e indícios de HC em vários poços perfurados na área, alguns com recuperação de óleo e/ou gás.

Tópicos relacionados