Conheça as 10 empresas que mais pagaram dividendos nos últimos cinco anos

Empresas do setor elétrico garantiram 6 colocações no ranking de dividend yield médio distribuído entre 2006 e 2010

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Diversos critérios devem ser considerados na hora da escolha de empresas para compor uma carteira de dividendos. Entre eles, está o valor do dividend yield – ou seja, a relação entre o valor do dividendo a ser pago por ação e a cotação dessa ação -, além de ser preciso considerar os fundamentos da companhia e do setor do qual ela faz parte.

Em complemento, para uma escolha bem sucedida é preciso analisar a regularidade histórica de distribuição de dividendos das empresas que irão compor o portfólio. Para ajudar o investidor na hora da escolha, o Portal InfoMoney elencou as 10 empresas que mais distribuíram dividendos entre os anos de 2006 e 2010. A compilação foi realizada com base no relatório composto por mais de 650 papéis listados no BM&F Bovespa.

Foi usado ainda como critério para formar o ranking, empresas que pagaram dividendos nos últimos cinco anos sem interrupção. Este critério elimina empresas que não pagaram dividendos em um ou mais anos durante o período analisado, seja por ter obtido prejuízo em um determinado período ou pelo fato desta companhia ter aberto seu capital após o primeiro ano de análise, ou seja,  em qualquer ano que sucede a 2006.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esse é o caso, por exemplo, da Eletropaulo (ELPL4), que apesar de constantemente ser listada por corretoras em seus portfólios e ter registrado uma distribuição de dividendos bastante atrativa na média do período – de 19,6% entre os anos de 2006 e 2010 -, a empresa não aparece entre as melhores pagadoras, já que ela abriu seu capital em 2007, ficando de fora do período necessário para a compilação.

Setor elétrico prevalece no ranking
Apesar da exclusão da Eletropaulo, os bons rendimentos, a necessidade de baixo investimento e o pouco endividamento fazem com que companhias do setor elétrico sejam maioria no ranking, tendo em vista que todos esses fatores citados beneficam que essas companhias disponibilizem uma maior quantia a ser distribuída sob forma de dividendos. Por conta disso que o setor constantemente aparece como o mais citado nas carteiras de dividendos mensalmente recomendadas por bancos e corretoras.

Consolidando os motivos que as tornem atrativas em carteiras de dividendos, as empresas do setor aparecem em seis das 10 melhores pagadores de dividendos elencadas pelo levantamento. “Essas companhias fazem parte de um mercado consolidado, que não ficam disputando muito espaço. Além disso, possuem estrutura pronta, bom fluxo de caixa, dificilmente são inadimplentes, além de serem empresas bem estruturadas, com bons lucros, com baixo investimentos e, por isso, distribuem bons divindendos”, completa Silvio Hilgert, diretor acadêmico da XP Educação.

Continua depois da publicidade

Confira o ranking das 10 empresas que mais pagaram dividendos nos últimos 5 anos:

Empresa Ticker  Setor  Yield médio
Celpe PNB CEPE6 Energia 16,6%
Elektro PN EKTR4 Energia 16%
Brasmotor PN BMTO4 Consumo Cíclico 15,4%
Coelce PNA COCE5  Energia 14,3%
Whirlpool PN WHRL4  Consumo Cíclico 14,3%
Banese PN BGIP4 Financeiro 13,7%
Celpe PNA CEPE5 Energia 13,7%
Banese ON BGIP3 Financeiro 13,2%
Coelba ON CEEB3 Energia 13,1%
AES Tietê PN GETI4 Energia 12,5%

 *Fonte: Sistema Economática/XP Investimentos