Conheça a NTN-F, título recomendado para quem aposta em queda nos juros

Com os papéis, você sabe quanto receberá, mas é bom estar atento, pois seu dinheiro não está protegido contra a inflação

Publicidade

SÃO PAULO – Quem já escolheu a renda-fixa e prefere emprestar seus recursos para o Estado tem diversas opções entre os títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional. Aqueles que reservaram algum recurso para os títulos prefixados têm, então, duas opções: as LTN (Letras do Tesouro Nacional) e as NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – série F).

Como a única forma de escolher entre um dos dois títulos é conhecendo ambos, vale a pena olhar com atenção especial as características das NTN-F, que ao contrário das demais NTN, é um título prefixado, de maneira que, ao investir, você sabe exatamente o retorno que irá obter caso carregue o papel até sua data de vencimento.

Atenção para a volatilidade

A rentabilidade prefixada destes títulos é acrescida de juros que são definidos no momento da compra. Os juros são pagos semestralmente e, na data de vencimento do papel, o investidor recebe o principal.

Continua depois da publicidade

Como o pagamento dos juros é semestral, o papel é mais indicado para quem acredita que o retorno negociado no ato da compra será maior que a taxa básica de juro na data do resgate, ou seja, para aqueles que apostam que os juros vão cair durante o período da aplicação, as NTN-F são indicadas.

No entanto, ao decidir por estes papéis é importante ter em mente que, por se tratar de um título prefixado, seu preço tende a variar mais do que os dos outros títulos, o que aumenta o risco do investimento. Diante disto, o investidor que não conseguir ficar com o papel até o vencimento, pode ter uma rentabilidade baixa.

Vantagens e desvantagens

Assim como qualquer outro investimento, as NTN-F têm suas vantagens e desvantagens. Entre os pontos positivos, além de o investidor conhecer o valor que vai receber e poder sair ganhando diante de uma queda na Selic, há ainda a maior disponibilidade de vencimentos.

Por outro lado, apesar de conhecido antecipadamente, seu rendimento é firmado em termos nominais, ou seja, o dinheiro investido estará sujeito a perdas de poder aquisitivo, dependo de como caminharem os preços durante o período de investimento.