Confira os indicadores e os eventos corporativos previstos para sexta-feira

Semana chega ao fim com poucas referências agendadas: fim da reunião do BoJ e resultado dom IPCA-15 serão monitorados

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAUO – A semana chega ao fim com poucas referências econômicas agendadas. A sexta-feira (22) tem como principal destaque externo o segundo e último dia da reunião do Bank of Japan, enquanto, no Brasil, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) aparece isoladamente.

O encontro da cúpula do BoJ chega ao fim, e tendo em mente o comportamento da economia do Japão, o mercado aguarda as impressões e perspectivas do colegiado para o cenário econômico local. Cogita-se também a possibilidade de anúncio de novas medidas para tirar o país da recessão.

Segundo dados divulgados na terça-feira, o PIB (Produto Interno Bruto) do Japão encolheu 4% no primeiro trimestre de 2009 em relação aos três últimos meses do ano passado, a maior retração já registrada pelo índice, enquanto que na quinta-feira a agência Moody´s reduziu o rating soberano do país, devido más impressões sobre a capacidade do governo em pagar sua dívida diante do aumento das emissões de títulos públicos no contexto da crise financeira internacional.

Aprenda a investir na bolsa

Por aqui o único indicador econômico agendado é o IPCA-15 relativo a maio, compilado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mede a variação dos preços operados pelos consumidores em diversas metrópoles do País, entre os dias 15 de cada mês.

Confira os indicadores previstos para o Brasil

Indicadores brasileiros Horário de BrasíliaReferênciaAnteriorExpectativa
IPCA-159h00Maio0,36%

E para o exterior

Indicadores internacionais Horário de BrasíliaReferência AnteriorExpectativa
Segundo dia de reunião do Bank of Japan (Japão)