Confira a agenda econômica da terceira semana de março

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

O principal destaque da agenda econômica da terceira semana de março é a realização do leilão da Banda E do SMP (Serviço Móvel Pessoal), que deverá ocorrer na terça-feira na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Além disso, será divulgado na sexta-feira nos EUA o PPI (índice de preços ao produtor) e o Core PPI relativos ao mês de fevereiro.

A segunda-feira começa com a divulgação, no Brasil, do saldo semanal da balança comercial, que na semana passada foi positivo em US$ 4 milhões. A Fundação Getulio Vargas divulga o IGP-DI referente a fevereiro e a FIPE anuncia o IPC Quadrisemanal da primeira semana de março.

Na terça-feira será divulgado nos EUA o Retail Sales, relatório que mede as vendas totais do mercado varejista, ou seja, vendas diretas ao consumidor. No Brasil, está prevista a realização do Leilão da banda E da telefonia celular. Além disso, o Banco Central divulga o edital de venda do controle acionário da Copene, ao mesmo tempo em que será aberto o data room aos interessados. O IBGE divulga a Pesquisa Industrial Mensal, e a CNI mostra seus indicadores industriais.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira o Departamento de Energia dos EUA divulga as reservas de petróleo e gás da última semana, sendo que na medição anterior o estoque era de 277,3 milhões de barris. No mesmo dia serão divulgados no Brasil o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), ambos pelo IBGE. Às 14h0 o Banco Central realiza sua reunião semanal. No Reino Unido, será divulgada a taxa de desemprego referente a fevereiro, sendo que em janeiro a taxa ficou em 3,5%.

Na quinta-feira será divulgado nos EUA o Initial Claims, que mede o número de pedidos de auxílio-desemprego na semana, esperado em 365 mil, sendo que na semana anterior o número de pedidos ficou em 370 mil. Também será divulgado o Philadelphia FED, índice que mede o nível de atividade industrial nos EUA.

Na sexta-feira serão divulgados nos EUA o PPI e o Core PPI, índices de preços ao produtor, sendo que para ambos é esperada uma variação positiva de 0,1%. A diferença entre os dois é que o Core PPI não leva em consideração os preços de energia e alimentos. No mesmo dia saem os índices Housing Starts, que indica o número de casas que começaram a ser construídas; o Building Permits, que indica o número de autorizações para construção imobiliária; além do Industrial Production e do Capacity Utilization, que retratam respectivamente a produção industrial e a estimativa da capacidade industrial utilizada.

Tópicos relacionados