Confira a agenda econômica da terceira semana de janeiro

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

Os indicadores norte-americanos são os principais eventos da agenda econômica da terceira semana de janeiro. Na segunda-feira as atenções se voltam exclusivamente ao Brasil, devido ao feriado nacional nos EUA, com a Secretaria de Comércio Exterior divulgando os resultados da balança comercial da semana anterior.
Na terça-feira começa a reunião do Copom, que deve anunciar no dia seguinte a taxa Selic, atualmente em 15,75% ao ano. O mercado espera um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira, apesar de alguns analistas apontarem para uma redução de 0,75 ponto percentual.
Na quarta-feira, são divulgados nos EUA o CPI (0,2% é o esperado pelo mercado), índice de preços ao consumidor, e o Core CPI (0,2%), variação do indicador que exclui os preços de alimentação e energia, ambos referentes a dezembro. O FED, banco central norte-americano, divulga também o índice de produção industrial (-0,3% esperado) e o indicador de utilização da capacidade industrial (81,0%) de dezembro. Já o Departamento de Energia dos EUA divulga os estoques de petróleo e gás do país, com dados da semana anterior, sendo que o último indicador apontava para 288,3 milhões de barris. No Brasil, as atenções se voltam para os resultados da reunião do Copom e para a prévia do IGP-M referente à segunda decena de dezembro.
Na quinta-feira, o mercado estará novamente atento aos EUA. Serão divulgados o índice de pedidos de auxílio-desemprego da segunda semana de dezembro (350 mil é o aguardado), o número de permissões para contrução de casas (1,50 milhão) e o número de casas novas que começaram a ser construídas (1,52 milhão) em dezembro, além do índice de confiança (-3,0%) do FED da Filadélfia referente a janeiro. Na Europa, o Banco Central Europeu decide sobre a taxa básica de juros na zona do euro, atualmente em 4,75%. No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas divulga o IGP-10 de janeiro, enquanto a Fipe divulga o IPC Quadrissemanal da segunda semana deste mês.
Na sexta-feira, sai a balança comercial dos EUA referente a novembro (déficit de US$ 34,0 bilhões é o esperado). Na Europa, o Eurostat divulga o índice de produção industrial de dezembro, sendo que na última medição o indicador mostrou queda de 0,1%. Já no México será divulgada a taxa de desemprego de dezembro, sendo que no mês anterior o índice foi de apenas 2,0%.

Compartilhe