Publicidade
Na primeira semana de dezembro, os maiores destaques na agenda do investidor no Brasil ficarão por conta de índices inflacionários e da divulgação do saldo da balança comercial referente a novembro. Na quarta-feira a Fipe, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP publicará o IPC do mês de novembro, enquanto a Fundação Getúlio Vargas anuncia na sexta-feira o IPC-RJ, índice referente à cidade do Rio de Janeiro. Nos EUA, as principais atrações ficam com dados macroeconômicos de outubro, como a renda individual dos cidadãos norte-americanos, na segunda-feira e o crédito ao consumidor do país, publicado na sexta-feira pelo Federal Reserve. Outros dois importantes índices que sairão nessa semana são a taxa de desemprego de novembro nos EUA, na sexta-feira, e com o índice NAPM na segunda-feira, que mede a atividade da economia norte-americana.
Na segunda-feira, além do personal income, ou renda individual dos norte-americanos de outubro, teremos os gastos com a construção civil, construction spending também de outubro e o índice NAPM de novembro, que faz parte de um relatório abrangente que mede o nível da atividade econômica nos EUA. No Brasil, será divulgado o saldo da balança comercial referente à semana de 26 a 30 de novembro, e o saldo do mês de novembro.
Na terça-feira, por sua vez, não ocorrerá nenhum acontecimento relevante para o mercado financeiro.
Já na quarta-feira, a Fipe divulgará o IPC de novembro e ocorre também a reunião semanal do Banco Central no período da tarde.
A quinta-feira começa com a publicação dos initial claims, referentes ao período entre 26 de novembro e 1§ de dezembro, que são o número de pedidos de auxílio-desemprego. Em seguida teremos o índice que mede os custos e a produtividade da mão-de-obra na economia norte-americana em relação ao terceiro trimestre, juntamente com o factory orders, volume de pedidos feitos à indústria nos EUA no mês de outubro. Na Europa haverá a reunião do BCE, Banco Central Europeu, na qual será decidido novo patamar dos juros na região dos 12 países do euro. Por fim, o IBGE publicará sua pesquisa industrial sobre o mês de outubro, que acompanha a evolução da produção e do mercado de trabalho no setor industrial brasileiro.
Na sexta-feira, o maior destaque fica com a taxa de desemprego dos EUA em novembro, assim como o nonfarm payrolls, relatório sobre o número de empregos no setor agropecuário. No final da tarde, o Fed divulgará o total de créditos concedidos ao consumidor em outubro, que estão previstos em US$ 1,5 bilhão. Por sua vez, a FGV publicará o IPC-RJ apurado na região metropolitana do Rio de Janeiro.