Publicidade
Na terceira semana de julho, o maior destaque no Brasil será a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que começa na terça-feira, e se encerra na quarta-feira, quando será decida a nova taxa de juros do país. Além disso, a Fundação Getúlio Vargas irá divulgar dois importantes índices inflacionários: a prévia do IGP-M referente ao segundo decêndio na quarta-feira, e o IGP-10 de julho na quinta-feira. Já a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) publicará o IPC quadrissemanal, também na quinta-feira. Nos EUA, por sua vez, serão divulgados o CPI e o Core CPI, índices que medem os preços ao consumidor, referente ao mês de junho.
O único acontecimento da segunda-feira será a divulgação da balança comercial referente ao período de 09 a 15 de julho. No período anterior, o saldo ficou negativo em R$ 31 milhões.
Na terça-feira, o IBGE irá anunciar a pesquisa mensal de comércio do mês de maio, na qual são analisados o volume das vendas, e seu respectivo valor. Nos EUA, deverá ser publicada a produção industrial, assim como a utilização da capacidade da indústria, ambas em relação a junho. Para a primeira, o mercado espera uma retração de 0,5%, enquanto para a segunda, é prevista uma utilização de 76,8% da capacidade total. Já no Brasil, a partir das 3h00 da tarde tem início a reunião do Copom.
A quarta-feira começa com a publicação do índice de inflação de junho nos países que compõem a zona do euro. No Reino Unido, será a vez da taxa de desemprego também referente a junho. Por sua vez, nos EUA, serão divulgados nesse dia diversos índices referentes ao mês passado: CPI e o Core CPI, os house startings, que são o número de casas que começam a ser construídas, os buildings permits, que são as novas permissões para a construção imobiliária, além das reservas de petróleo e gás natural, referentes ao período de 09 a 13 de julho. No Brasil, termina a reunião do Copom, na qual será decidido o novo patamar da taxa de juros do país, e ocorre também a reunião do Banco Central da semana. No final do dia, a FGV divulgará a prévia do IGP-M, e o governo mexicano irá reportar a taxa de desemprego de junho em seu país.
Na quinta-feira, os destaques internacionais ficam por conta da divulgação nos EUA do saldo da balança comercial de maio; do índice Philadelphia FED, que mede o nível da atividade industrial no país; além da publicação do número de pedidos de auxílio-desemprego no país e dos leading indicators, conjunto de índices que inclui, por exemplo, o custo da mão-de-obra norte-americana. Ainda no plano internacional, ocorrerá a reunião do Banco Central Europeu, que decidirá o patamar da taxa de juros na zona do euro, enquanto na Argentina será conhecido o índice de desemprego. No Brasil, será publicado pela Fundação Getúlio Vargas o IGP-10, índice de preços que serve como medida da taxa da inflação nacional e ainda será divulgado pela FIPE o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) quadrissemanal.
Por fim, na sexta-feira, o Eurostat irá divulgar o índice da produção industrial na zona do euro, enquanto nos EUA, será publicado o treasury budget de junho, que são os resultados fiscais do governo norte-americano, que segundo estimativas deve ficar em US% 39 bilhões.