Publicidade
SÃO PAULO – O nível de confiança dos empresários alemães registrou seu maior patamar em mais de um ano neste mês de dezembro, informou o Instituto Ifo nesta sexta-feira (18).
O índice passou de 93,9 pontos em novembro para 94,7 pontos neste mês, o maior valor apresentado desde julho de 2008. O resultado também veio acima do esperado pelos analistas, cujas projeções eram de 94,5 pontos, e anima os negócios em Frankfurt.
O índice reflete a opinião de cerca de sete mil executivos alemães, entrevistados entre 1º e 17 de dezembro. Em março deste ano, o indicador registrou 82,2 pontos, o menor patamar em mais de 26 anos.
Continua depois da publicidade
Recuperação econômica
O Bundesbank – Banco Central da Alemanha – anunciou recentemente a elevação de suas perspectivas para o crescimento econômico do país em 2010: a autoridade, que antes esperava estagnação, agora prevê uma expansão de 1,6%.
No terceiro trimestre deste ano, o PIB (Produto Interno Bruto) alemão expandiu-se em 0,7%, favorecido principalmente pelos estímulos concedidos pelo governo. No entanto, com a retirada de tais programas, o Bundesbank prevê certo arrefecimento nos últimos três meses deste ano. No total de 2009, a autoridade projeta uma contração de 4,9%.