Publicidade
SÃO PAULO – Em novembro, o índice de confiança do consumidor japonês subiu 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior e ficou em 48,2 pontos. Os dados fazem parte de um documento do governo divulgado nesta segunda-feira, dia 12, e alimentam a expectativa de que o consumo tome força nos próximos meses.
Este é o terceiro mês que o indicador, que avalia a percepção dos consumidores quanto às perspectivas da economia para o semestre seguinte, registra alta, reforçando o otimismo dos analistas em relação à economia do país.
Fim da deflação?
Além disso, o documento também mostrou que a quantidade de consumidores que esperam o fim da deflação no Japão cresceu. De acordo com os dados, em novembro, 55,8% das famílias achavam que os preços voltaram a subir dentro de um ano, resultado 1,3% acima do mês anterior.
Vale citar que, no período, apenas 5,1% dos japoneses acha que a deflação continuará sendo um fenômeno presente na economia do país, resultado que fica dois pontos base abaixo do registrado em outubro.
Os números são animadores, uma vez que o consumo interno tem sido neste ano, ao lado dos investimentos em bens de capital, um dos principais fatores responsáveis por impulsionar o crescimento econômico do Japão, representando mais da metade do
PIB (Produto Interno Bruto) do país.