Publicidade
SÃO PAULO – Com a desvalorização das bolsas norte-americanas e a maior procura por investimentos de menor risco, o preço dos Treasuries fechou em alta nesta sexta-feira (14).
Nesta semana, os rendimentos dos títulos de dez anos recuaram 29 pontos-base, no maior declínio desde os cinco dias acabados em 19 de dezembro, quando houve uma queda de 45 pontos-base. Como o rendimento e o preço destas notas variam em sentido oposto, geralmente, a trajetória de queda em Wall Street ajuda a explicar a desvalorização no rendimento dos Treasuries.
Além disso, a semana foi bastante movimentada no mercado de títulos da dívida norte-americana, com o leilão de US$ 75 bilhões em notas de três, dez e 30 anos, por parte do Tesouro. Por sua vez, o Federal Reserve anunciou na última quarta-feira que irá reduzir gradualmente os programas de compra de notas até outubro deste ano.
Indicando que os bancos estão mais propensos a conceder empréstimos, a Libor (taxa de juros para operações interbancárias) de três meses, em dólar, recuou para o patamar recorde de 0,43%.
Confiança do consumidor
O mercado sentiu a queda da confiança do consumidor norte-americano, que atingiu os 63,2 pontos em agosto, ficando abaixo do esperado por analistas.
Yields caem
Os títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano, principal referencial de
juros a longo prazo nos EUA, fecharam esta sexta-feira com rendimento de 3,56%. Por sua vez, os
títulos de 5 anos rendiam 2,49% e os de 30 anos 4,40%.
Continua depois da publicidade
No fechamento de quinta-feira os rendimentos dos principais títulos do tesouro norte-americano foram 3,59%,
2,56% e 4,42% respectivamente, como mostra a tabela abaixo:
| Título | % Atual | % Anterior | Diferença | ||||
| 5 anos | 2,49 | 2,56 | -0,07 |
||||
| 10 anos | 3,56 | 3,59 | -0,03 |
||||
| 30 anos | 4,40 | 4,42 | -0,02 |
||||