Confiança do consumidor alemão sobe pela 1ª vez desde outubro

O indicador de sentimento futuro do consumidor subiu para 5,8 para fevereiro

Reuters

German flag , closeup

Publicidade

BERLIM – A confiança do consumidor alemão subiu pela primeira vez em quatro meses na leitura direcionada para fevereiro graças ao aumento do otimismo em meio a calmaria na tempestade da zona do euro, informou o grupo de pesquisa de mercado GfK nesta terça-feira (29).

O indicador de sentimento futuro do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2.000 alemães, subiu para 5,8 para fevereiro contra leitura revisada de 5,7 para janeiro, impulsionado por expectativas de maior renda e uma maior disposição para fazer compras.

“Embora muitos consumidores em países periféricos da zona do euro estejam acabando com as suas, os alemães ainda estão em um clima de compras”, disse o economista do ING, Carsten Brzeski.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A leitura divulgada nesta terça-feira ficou acima da previsão em uma pesquisa da Reuters com 29 economistas de um aumento para 5,7 para fevereiro, contra os 5,6 originalmente apresentado para janeiro.

“A atual situação calma nos mercados financeiros deixou os consumidores alemães mais confiantes novamente no início de 2013”, disse a GfK em comunicado.

“Atualmente existem poucas informações negativas relacionadas com a crise da dívida soberana na imprensa de modo que os alemães estão mais uma vez com o foco voltado para a situação geral doméstica agradável.”