Condições no comércio eletrônico melhorou no Brasil, diz pesquisa

Brasil aparece no primeiro lugar do ranking, na frente do Chile e Uruguai

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Visa Inc. e conduzido pela AmericaEconomia Intelligence revelou que o indicador que analisa o quanto um país está preparado para transformar a internet em um canal de vendas efetivamente capaz de atingir os consumidores crescer 31% no Brasil nos últimos dois anos.

O índice denominado de e-Readiness compara o grau de preparação de 18 países da América Latina para o desenvolvimento do comércio eletrônico. Entre as variáveis analisadas estão volume de mercado, infraestrutura tecnológica, penetração dos serviços bancários, adoção de novas tecnologias pelos consumidores e força da oferta local. Todas essas registraram melhorias, elevando o índice de e-Readiness da América Latina de 0,62, em 2009, para 0,80, em 2011.

“No Brasil, vemos uma grande oportunidade para o uso do cartão de débito na internet que, uma vez habilitado, permite a inclusão de um grande número de consumidores, aquecendo a demanda – particularmente no segmento mais jovem, onde, com frequência, os consumidores não possuem cartões de crédito”, explica o diretor-executivi regional de produtos da Visa Inc, José María Ayuso.

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Ranking
Ao analisar os países com os maiores índices de e-Readiness da América Latina os dados indicam o Brasil, com 1,24, Chile, com 0,80 e Uruguai, com 0,71. A seguir vêm México e Argentina, com 0,69, Porto Rico com 0,63, Panamá, com 0,61, Venezuela, com 0,51, Colômbia, com 0,48, Peru, com 0,42 e Guatemala, com 0,36.