Computadores do Planalto teriam manipulado textos da Wikipédia a favor de Dilma e do PT

Segundo Folha de São Paulo, os endereços de IP estão registrados em nome do Serpro e da Presidência da República e mostram que os artigos sofreram mudanças para incluir elogios e retirada de críticas como o inverso

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, onze computadores do Planalto teriam sido usados para editar páginas da Wikipédia do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), do Movimento Passe Livre e do ex-governador José Serra (PSDB-SP), entre 2008 e 2014.

Segundo o jornal, os endereços de IP estão registrados em nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Presidência da República e mostram que os artigos, que podem ser editados livremente, sofreram mudanças para incluir elogios e retirada de críticas como o inverso. 

Um dos exemplos ocorreu em dezembro de 2013, quando um trecho sobre suspeitas de corrupção na Funasa (Fundação Nacional da Saúde) quando Alexandre Padilha – atual candidato ao governo de São Paulo – era diretor do órgão, foi retirado e outro com elogio ao programa Mais Médicos foi incluído.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já em 10 de junho de 2013, em meio aos protestos de rua, a edição postou que o MPL “se utiliza de protestos e, não raramente, depredação e violência para alavancar” reivindicações.

No caso de José Serra (PSDB), em março de 2010, ano em que ele disputou o cargo de presidente com Dilma Rousseff, um computador do governo federal foi usado para incluir críticas ao então candidato. O trecho dizia que, “se eleito presidente, Serra pretende, como uma de suas metas, acabar com todas as empresas estatais e sucatear todas as empresas públicas”. Durante a campanha, o tucano negou que tivesse esse objetivo. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.