Compra feita pela Rolex promete revolucionar mercado de relógios de luxo – e faz uma ação despencar 20%

Marca deve ter presença significativa nas vendas diretas ao consumidor pela primeira vez, o que fez ação do revendedor Watches of Switzerland despencar

Bloomberg

Shoppers browse a display of Rolex watches in the window of a Bucherer store in Zurich. (Foto: Bloomberg)

Publicidade

Bloomberg — A Rolex anunciou a compra da Bucherer, revolucionando o mercado de relógios de luxo, em um acordo que dá à marca suíça uma presença significativa nas vendas diretas ao consumidor pela primeira vez.

Em um movimento que poderia ter consequências de longo prazo para varejistas rivais, a maior fabricante de relógios de luxo do mundo agora controlará mais de 100 lojas da Bucherer em todo o mundo.

Embora as boutiques continuem a operar de forma independente, mantenham o nome Bucherer e vendam outras marcas de relógios, a aquisição levantou preocupações dos investidores sobre uma possível restrição no fornecimento para outras lojas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As ações do Watches of Switzerland Group, o maior revendedor da Rolex no Reino Unido, chegaram a perder mais de um quarto de seu valor com a notícia nesta sexta-feira (25), fechando em queda de 20,91%.

A compra é um passo lógico para duas empresas que têm uma relação muito próxima desde 1924, de acordo com Jean-Philippe Bertschy, analista da Vontobel, que estimou que a Bucherer tenha um valor empresarial de cerca de 4 bilhões de francos suíços (US$ 4,5 bilhões). As empresas não divulgaram os termos financeiros.

A Rolex afirmou que a decisão de comprar a Bucherer foi tomada após a família que controla a varejista decidir vender, e disse que os relacionamentos com os parceiros de varejo existentes não mudarão.

Continua depois da publicidade

No entanto, isso marca uma mudança estratégica para a maior marca de relógios suíços, que há muito tempo disse que não venderia seus relógios diretamente aos consumidores.

Atualmente, existe apenas uma loja no mundo de propriedade e operada pela Rolex, em sua cidade natal, Genebra. O acordo com a Bucherer dará à marca uma linha direta com seus clientes e mais controle e supervisão na distribuição, alocações e precificação de relógios usados.

A Rolex entrou no mercado de relógios usados no ano passado com um movimento surpresa para certificar seus relógios por meio de varejistas como a Bucherer.

Continua depois da publicidade

Jon Cox, chefe de ações suíças na Kepler Cheuvreux, disse que a incursão da Rolex no varejo pode ter implicações além dos vendedores listados, como a Watches of Switzerland e a The Hour Glass em Singapura.

“À primeira vista, isso é um choque para todos os outros revendedores oficiais da Rolex, porque a empresa sempre disse que estava comprometida com a distribuição independente no varejo e que não tinha desejo de fazer varejo próprio”, disse Cox.

A Watches of Switzerland recebeu um aviso prévio da Rolex sobre o anúncio, bem como garantias de que o sistema que a Rolex usa para a alocação de produtos não seria alterado, disse o CEO Brian Duffy. “Nada mudou do nosso ponto de vista”, disse Duffy em uma entrevista.

Publicidade

O CEO da Watches of Switzerland disse que conversou com seu colega, Jean-Frédéric Dufour, da Rolex, sobre o relacionamento.

A Watches of Switzerland não chegou a considerar a compra da Bucherer, pois a família desejava que a maior varejista de relógios da Suíça permanecesse nas mãos suíças, acrescentou ele.

A demanda pelos modelos mais populares da Rolex, como o Daytona, GMT e o relógio de mergulho Submariner, supera em muito o fornecimento, mesmo que a empresa produza mais de 1 milhão de relógios por ano e gere mais de 9 bilhões de francos em vendas.

Continua depois da publicidade

Os clientes em revendedores autorizados são colocados em listas de espera que podem durar meses e até anos para os modelos mais procurados.

A aquisição da Bucherer marca a segunda mudança significativa na estratégia de varejo da Rolex em menos de um ano.

A empresa lançou um programa em dezembro para emitir certificados de autenticidade para seus relógios usados que são vendidos em revendedores autorizados, incluindo a Bucherer.

Publicidade

Os relógios Rolex dominam o mercado de segunda mão, respondendo por mais relógios comprados e vendidos por valor do que qualquer outra marca.

Capturar o mercado varejista e dar à Rolex e à sua marca irmã de preços mais baixos, a Tudor, uma presença maior nas lojas é um “jogo transformador”, disse Oliver Mueller, chefe da LuxeConsult da Suíça, uma consultoria do setor.

© 2023 Bloomberg L.P.