Publicidade
SÃO PAULO – A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta quarta-feira (20) que ambos os fundos de resgate do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira) e do ESM (Mecanismo Europeu de Estabilização) incluem mecanismos para a compra de títulos de dívidas públicas no mercado secundário, mas a questão por enquanto é “puramente teórica” e ainda não foi discutida.
Em conferência coletiva conjunta com o primiero-ministro holandês, Mark Rutte, a chanceler alemã afirmou não saber de planos concretos para a compra de bonds. “A possibilidade de comprar títulos com o EFSF e o ESM existe, sempre com condicionalidades, mas a questão é puramente teórica em relação ao tratado”, reforçou a líder alemã, elogiando a Espanha, Portugal e Itália sobre os seus esforços para reformar as respectivas economias, conforme divulgado pela agência de notícias internacional Reuters.
Questionada sobre a possibilidade de países da Zona do Euro em dificuldades, como o governo espanhol, buscarem ajuda, Merkel disse que “não ouviu nada sobre isso”.
Por sua vez, Rutte afirmou que a Europa não pode continuar suportando as nações em crise se não estiver claro que eles irão respeitar os acordos de resgate, mas o primeiro-ministro pressume que o novo governo grego deve chegar a uma conclusão para a ajuda.