Companhias aéreas começam a se recuperar puxadas pela China

A China, o primeiro país atingido pelo vírus, acrescentou 1 milhão de assentos aos voos programados desta semana, sendo 800 mil em rotas domésticas

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Companhias aéreas aumentaram a capacidade de assentos em voos nesta semana, com destaque para empresas da China e Hong Kong, um sinal de que o setor começa a se recuperar do forte impacto da pandemia de coronavírus, segundo a OAG Aviation Worldwide.

Globalmente, as transportadoras acrescentaram 600 mil assentos líquidos, para um total de quase 30 milhões, aumento de cerca de 2% em relação à semana anterior, escreveu o analista sênior da OAG, John Grant, em relatório. O número ainda está muito distante da capacidade semanal de cerca de 110 milhões de assentos para esta época no ano passado, mas, ainda assim, o dado é encorajador.

O nordeste da Ásia é um destaque positivo. A China, o primeiro país atingido pelo vírus, acrescentou 1 milhão de assentos aos voos programados desta semana, sendo 800 mil em rotas domésticas. Agora, com a reabertura da economia, o país asiático opera o dobro do número de assentos que os EUA. Em Hong Kong, a Cathay Pacific Airways adicionou 40 mil assentos e aumentou a frequência em cerca de 120 voos, disse Grant.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A capacidade doméstica da China corresponde a 75% do nível de janeiro; nos Estados Unidos, 27%; e, na Rússia, a 49% dos níveis pré-Covid-19”, afirmou. “Para qualquer pessoa interessada, o nível do Reino Unido agora é de cerca de 4%.”

Alguns mercados ainda estão em tendência de baixa devido às restrições de viagem para conter o vírus, que infectou mais de 4 milhões pessoas e matou quase 290 mil.

A capacidade de assentos de companhias aéreas do sul da Ásia caiu 14% nesta semana, e é 72% menor do que em janeiro, mas pode se recuperar, já que a Índia considera reiniciar os voos após o confinamento nacional, disse Grant.

Continua depois da publicidade

Quer viver do mercado financeiro ou ter renda extra? Experimente de graça o curso do Wilson Neto, um dos melhores scalpers do Brasil