Como será investir via blockchain no Brasil? Novo jogo simula experiência

Game Token Experience antecipa funções da primeira tokenizadora chancelada pela CVM

Paulo Barros

(iStock / Getty Images Plus)

Publicidade

Um novo jogo lançado nesta terça-feira (2) com foco em investidores brasileiros simula a experiência de comprar ativos mobiliários por meio de tecnologia blockchain – e seguindo todas as regras estudadas no momento por reguladores brasileiros.

Anunciado pela Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado de capitais, em parceria com a QR Capital, o game Token Experience antecipa como irá funcionar a tokenizadora da joint venture, e mostrará como negociar ativos fictícios com operações registradas na blockchain.

“Nessa primeira etapa do projeto, vamos representar valores mobiliários tradicionais em ativos digitais (tokens), de forma que possam ser facilmente negociados por qualquer pessoa. O processo de tokenização veio para ficar e vai mudar a forma que as pessoas fazem investimentos. Esse é um importante movimento em direção ao nosso propósito de simplificar o mercado de capitais”, explica Juliano Cornacchia, CEO da Vórtx.

Continua depois da publicidade

O jogo Token Experience faz parte da preparação antes do lançamento oficial da tokenizadora, previsto para as próximas semanas. Recentemente, Vórtx e QR obtiveram autorização para início das atividades no âmbito do Sandbox Regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O projeto permitirá que a intermediação de ofertas públicas de valores mobiliários, como debêntures e cotas de fundos de investimento fechados, aconteça por meio da tecnologia blockchain, conhecida pela transparência e segurança dos dados.

“O desenvolvimento de uma infraestrutura de mercado alternativa, eficiente e chancelada pela CVM trará uma nova opção atrativa para emissores e investidores do mercado de capitais. Este é mais um passo importante do mercado cripto em direção a uma futura e ambiciosa fusão com o mercado tradicional”, avalia Fernando Carvalho, CEO da QR Capital.

Para participar, o investidor precisa passar por um processo de onboarding no qual será creditado um valor fictício para negociar na tokenizadora.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Paulo Barros

Editor de Investimentos