Como encontrar cisnes negros positivos

"Evite os grandes assuntos que podem prejudicar o seu futuro; seja enganado em questões pequenas, e não nas grandes", afirmam Luiz Fernando Roxo e Richard Rytenband

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Esta semana, em “Os Antifrágeis”, os apresentadores Luiz Fernando Roxo e Richard Rytenband voltam a falar sobre a necessidade humana de se fazer previsões.

Segundo eles, a primeira grande lição é “seja humano” e não tente evitar fazer previsões para coisas pequenas. “O que você deveria evitar é a dependência desnecessária de predições prejudiciais de grande escala”, afirmam.

“Evite os grandes assuntos que podem prejudicar o seu futuro; seja enganado em questões pequenas, e não nas grandes. Não dê ouvidos a previsores econômicos ou a previsores nas ciências sociais (eles são meros fornecedores de entretenimento), mas faça sua previsão para o piquenique”, recomendam os apresentadores.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, Richard e Roxo alertam o que fazer para decisões importantes: esteja preparado. “Saber que não pode fazer previsões não significa que não seja possível se beneficiar com a imprevisibilidade”, afirmam. Nestes casos, invista em preparação e não na predição.

Vale lembrar que a dupla de apresentadores também está lançando o curso “Investimentos Antifrágeis”, em que trabalham os conceitos de Nassim Taleb sobre a antifragilidade para sua aplicação nos investimentos. Clique aqui e garanta sua vaga.

Assista ao programa na íntegra no player acima.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.