Como comprar ações da Suzano (SUZB3); passo a passo para investir

Com uma produção de 11 milhões de toneladas de celulose por ano, a empresa é uma das maiores do mundo no segmento. Saiba como comprar ações da Suzano aqui 

Equipe InfoMoney

Referência no mercado global de celulose, a Suzano (SUZB3) é uma empresa quase centenária. Foi nos últimos anos, no entanto, que deu alguns dos seus passos mais ousados. Ao realizar uma fusão com a concorrente Fibria, ampliou seu domínio no segmento – e despertou a curiosidade de muitos investidores, interessados em comprar ações da Suzano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que você deve saber antes de comprar 

Nos últimos anos, o valor de mercado da Suzano teve variações em função de alguns fatores de influência. O gráfico abaixo demonstra o padrão seguido pela empresa:

Três elementos que fazem a diferença no desempenho da Suzano são:

Mercado internacional de celulose

A celulose, que é o principal produto da Suzano, é um produto negociado no mercado global como uma commodity. A variação dos preços lá fora, portanto, tem impacto também sobre a empresa aqui no país.

Um exemplo foi a situação da Suzano no início de 2019. Com várias empresas ampliando a produção mundo afora, sem um grande aumento da demanda como contrapartida, a oferta cresceu – e os preços caíram. A saída, para a empresa, foi diminuir o próprio ritmo de produção e estocar celulose à espera de um momento melhor do mercado.

Como o processo de desmonte do estoque deve ser demorado, já que a demanda pelo produto está custando a dar sinais de recuperação, o efeito sobre as ações da Suzano foi negativo. Essa dinâmica é frequente no mercado, e deve ser levada em consideração pelos investidores.

Cotação do dólar

A variação do câmbio influencia diretamente os resultados da Suzano. Em primeiro lugar, porque os preços da celulose são determinados no mercado global – e em dólar. Depois, porque uma parcela de mais de 60% da receita da empresa vem de exportações. Ou seja, uma fatia considerável do faturamento é obtida em moeda estrangeira.

Há ainda um terceiro fator: a maior parte do endividamento da Suzano está cotado em dólares. Assim, quando a moeda se fortalece e o câmbio sobe, a dívida da empresa, convertida em reais, também aumenta – o que é negativo.

Já sobre a receita, a valorização do dólar tem um efeito positivo. Convertido em reais, o faturamento da Suzano cresce nesses momentos. A força desse equilíbrio precisa ser considerada pelos interessados nas ações da empresa.

Domínio de mercado

Em 2018, a Suzano anunciou a fusão das suas operações com as da Fibria, outra gigante brasileira da celulose. Com a conclusão do negócio, em janeiro de 2019, a empresa começa a colher os primeiros benefícios.

O primeiro é o domínio de mercado. Hoje, a Suzano é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto e a quarta maior produtora de celulose de mercado do mundo. A capacidade de produção alcançou 11 milhões de toneladas por ano, mais 1,4 milhão de toneladas de papel. São 11 unidades fabris e exportações na casa das dezenas de bilhões de reais.

Com esse tamanho, a Suzano adquiriu poder de fogo para negociar novas fusões e aquisições, para negociar preços e para enfrentar os ciclos naturais do setor.

Passo a passo para comprar 

Siga as três etapas abaixo para investir na empresa:

1. Conheça a empresa

Para comprar ações da Suzano com mais segurança, é importante que você conheça a empresa e as suas perspectivas de performance. As corretoras e casas de análise costumam fazer relatórios de análise com essas informações. Nesse tipo de material, os analistas normalmente traçam um perfil da empresa, avaliam seus resultados financeiros e emitem uma opinião: se acham que é hora de comprar, vender ou manter os papéis.

Um aspecto que os analistas consideram nessa avaliação é a distribuição de dividendos para os acionistas. Eles representam a parcela do lucro que a empresa compartilha com os investidores. No caso da Suzano, o pagamento de dividendos seguiu o padrão abaixo nos últimos cinco anos:

Ano Mês Valor por ação (R$) Tipo
2019 Abril 0,44 Dividendos
2018 Maio 0,19 Dividendos
2017 Dezembro 0,18 JCP
2017 Maio 0,32 Dividendos
2016 Maio 0,26 Dividendos
2015 Novembro 0,1 Dividendos
2015 Maio 0,13 Dividendos

Fonte: Suzano RI

2. Analise seu perfil de investidor

Os papéis da Suzano – e as ações em geral – sobem e descem diariamente. Portanto, antes de investir, é necessário avaliar se está disposto a encarar os altos e baixos. Procure responder, para si mesmo, perguntas como qual seu nível de conhecimento sobre a empresa ou quanto tempo terá disponível para estudar sobre ela.

Tente identificar também seus objetivos com as ações: aproveitar uma oportunidade para obter ganhos no curto prazo ou tornar-se um acionista de longo prazo? Para tomar a decisão, imagine alguns cenários: o que você faria se a ação caísse ou subisse 5% em um pregão?

3. Abra conta em uma corretora

Para investir na bolsa, é preciso, antes de tudo, ter uma conta em uma corretora. São essas instituições que realizam as ordens de compra e de venda no pregão. Existem mais de 80 instituições autorizadas pela B3. Você precisará escolher uma delas.

Mas qual é a melhor corretora? Isso varia de acordo com os objetivos de cada investidor. Um diferencial é o valor das taxas de corretagem. Trata-se de uma tarifa cobrada cada vez que alguém compra ou vende ações. Pode ser fixa, em reais, ou um percentual sobre a operação. Há corretoras, como a Clear, que não fazem essa cobrança.

Para que a corretora execute a sua ordem de compra de ações da Suzano, é necessário transferir dinheiro do seu banco (com uma TED ou DOC) para a conta. Depois, basta acessar o home broker – sistema de negociação online – ou contatar a mesa de operações da corretora pelo telefone.

Nesse momento, você terá de informar a quantidade de ações que pretende adquirir e a que preço. Então, é só esperar até um investidor que possua papéis da Suzano aceitar a oferta.

Invista em ações com taxa ZERO de corretagem: abra uma conta gratuita na Clear!