Como a Havaianas, da Alpargatas, bateu recorde de vendas no 4º trimestre, apesar da pandemia

CEO do grupo participou de live do InfoMoney e comentou o balanço, com avanço dos negócios no exterior e investimento em e-commerce

Anderson Figo

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SÃO PAULO — Mesmo a um preço considerado “salgado” para o bolso de muitas famílias brasileiras, principalmente em meio ao cenário de alto desemprego e perda de renda por causa da pandemia de coronavírus, a Havaianas, marca de chinelos da Alpargatas (ALPA4) bateu recorde de vendas no último trimestre de 2020. Entre outubro e dezembro, foram vendidos 79 milhões de pares, uma alta de 5% em volume em relação a igual período do ano anterior.

A receita com a marca Havaianas foi de R$ 982 milhões, com margem Ebitda (relação percentual entre a receita líquida e a geração operacional de caixa medida pelo Ebitda) de 25%. “Essa performance consolida a marca no topo do mercado de calçados, tanto brasileiro quanto global”, disse Roberto Funari, CEO da Alpargatas, em live do InfoMoney nesta segunda-feira (1). “Essa marca, que é uma marca de lifestyle, cresce duplo dígito num mercado que cai 20% globalmente e 22% no Brasil.”

A entrevista faz parte do projeto Por Dentro dos Resultados, no qual CEOs e outros executivos importantes de empresas da Bolsa comentam os balanços do quarto trimestre de 2020 e o desempenho anual das companhias, e falam também sobre perspectivas. Para não perder as próximas lives, que acontecem até o início de abril, se inscreva no canal do InfoMoney no YouTube.

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Segundo Funari, o quarto trimestre também foi o melhor da história da Osklen, outra marca do grupo, com receita líquida recorde de R$ 107 milhões, alta de 10% na comparação anual. A margem Ebitda do segmento foi de 33%, com venda de 746.000 peças no período, crescimento de 27% sobre o quarto trimestre de 2019.

“No contexto dessa crise sanitária sem precedentes, nossas ações visaram priorizar as pessoas, a saúde dos negócios, e o apoio à sociedade. Adaptamos as nossas fábricas (…) e estamos apoiando esse crescimento com investimento, contratações e expansão no digital”, afirmou o CEO da Alpargatas.

Funari comentou sobre a estratégia de fechar algumas lojas e ampliar os esforços de vendas no online, o que já representa 40% das vendas de Havaianas tanto no Brasil quanto no exterior. Mesmo assim, a Alpargatas segue com modelo de venda de franquias em expansão.

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O executivo destacou a contribuição dos negócios no exterior para o bom desempenho consolidado do grupo. O segmento já representa 28% da receita da empresa, beneficiado pela alta do dólar. Funari falou ainda sobre a alta quantidade de pontos de venda físicos da Havaianas: “a moda tem que ser para todos”.

As iniciativas ESG, o impacto positivo de lançamentos como a linha “Glitter” e de apoio à diversidade, o foco em chinelos mesmo também oferecendo outros tipos de produtos nas lojas, os planos de investimentos e a possibilidade de compra de marcas — tudo foi respondido pelo CEO na entrevista. Assista à live acima.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.