Publicidade
SÃO PAULO – Refletindo os comentários favoráveis feitos pelo Banco Central dos EUA, o Federal Reserve, e por empresas do setor de tecnologia, além das positivas notícias corporativas anunciadas, os principais mercados acionários norte-americanos encerraram o pregão desta terça-feira em alta.
Em contrapartida, o desempenho das principais bolsas de valores dos Estados Unidos foi influenciado negativamente pelo temor dos investidores acerca do iminente conflito militar entre Estados Unidos e Iraque, principalmente após a reprovação da resolução pelo parlamento do Iraque.
Fed, Oracle e Cisco animam investidores
No início da tarde desta terça-feira, o Fed, Banco Central dos EUA, afirmou que não restam dúvidas de que a economia norte-americana está se recuperando, o que se evidencia pelo aumento das boas expectativas acerca dos próximos resultados corporativos a serem anunciados.
Nesta linha, o presidente do Fed de Minneapolis, Gary Stern, afirmou que a expansão econômica registrada entre o quarto trimestre de 2001 e o terceiro trimestre de 2002 aponta para uma taxa média de crescimento anual de 3%.
As empresas do setor de tecnologia também fizeram seus anúncios otimistas, destacando-se o comentário do CEO da fabricante de softwares Oracle, que confirmou a previsão de resultado para o trimestre corrente, acreditando em um reaquecimento do setor de tecnologia.
Finalmente, o principal executivo da fabricante de equipamentos de rede Cisco Systems afirmou que a carteira de pedidos da empresa, utilizada pelos analistas para prever as vendas, está crescendo, superando em US$ 1,4 bilhão a carteira de 9 de setembro.
Continua depois da publicidade
Investidores temem guerra entre EUA e Iraque
Os investidores estiveram atentos também ao cenário externo, temerosos acerca da iminente guerra entre EUA e Iraque. Neste sentido, a situação está cada vez mais preocupante, visto que nesta terça-feira o parlamento iraquiano foi unânime na decisão contra a resolução aprovada pela ONU.
O mercado teme que o país árabe rejeite a resolução, o que daria aos EUA total liberdade para atacar o Iraque, dando início a uma guerra entre os dois países, que prejudicaria a lenta recuperação da economia mundial. O parecer final sobre o assunto deve ser divulgado até sexta-feira pelo líder do Iraque, Saddam Hussein.
Ações da Philip Morris derrubam índice Dow Jones
Os papéis da empresa do setor de fumo, alimentos e bebidas Philip Morris (-13,84%) despencaram neste pregão, pressionados pela redução das estimativas de lucro para o próximo ano, devido à forte entrada de cigarros estrangeiros mais baratos ou falsificados no mercado norte-americano, tomando a fatia dos consumidores que preferem as marcas mais baratas.
Continua depois da publicidade
Nasdaq liderou os ganhos nesta terça-feira
O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em alta de 2,30% a 1.350 pontos, reduzindo a desvalorização acumulada no ano para 30,81%.
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão com valorização de 0,77% atingindo 883 pontos, porém caindo 23,09% no ano, enquanto a Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou alta de 0,32% chegando a 1.350 pontos, reduzindo a perda acumulada em 2002 para 16,32%.
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
Nasdaq C | +2,30 |
1.350 | +11,49 |
-30,81 |
![]() |
![]() |
S&P 500 | +0,77 |
883 | +5,70 |
-23,09 |
![]() |
![]() |
Dow Jones | +0,32 |
8.386 | +6,82 |
-16,32 |
![]() |
![]() |
||||||

