Comentários do favorito a próximo líder do Japão impulsionam o iene

Shinzo Abe, o secretário chefe do gabinete, sugeriu que está disposto a aceitar uma valorização da moeda japonesa

Publicidade

SÃO PAULO – O iene sobe frente ao dólar nesta terça-feira, impulsionado pelos comentários do secretário chefe do gabinete Shinzo Abe em relação à moeda japonesa.

Abe, que é o favorito para a sucessão de Junichiro Koizumi como primeiro ministro do Japão, disse que a cotação deve refletir os fundamentos econômicos, sugerindo que ele está disposto a aceitar um iene mais forte.

Na quarta-feira (20), será realizada a votação para eleger o próximo líder do PLD (Partido Liberal Democrata), partido liderado por Koizumi. Quem vencer as eleições muito provavelmente se tornará líder nacional, já que o partido tem maioria no parlamento.

Confira as cotações

No pregão desta terça-feira o iene opera em alta de 0,31% frente ao dólar norte-americano. Com isso a valorização acumulada do iene no ano é
-0,38% frente ao dólar, visto que no final de 2005 o iene estava cotado em 117,99.

Último Fech Ant Var %
Dólar por Euro 1,2661 1,2700 +0,31
Iene por Dólar 117,5400 117,9090 +0,31
Iene por Euro 148,8174 149,7444 +0,62
Iene por Real 54,7972 54,9692 +0,31

<!– Confira também a cotação do real frente essas moedas:
–>

<!–

Continua depois da publicidade

–>

<!–

Último Fech Ant Var %

–>