Com “troca de nomes” para Fazenda, índice de ADRs Brazil Titans fecha em alta de 0,24%

Índice chegou a subir 2% com convite a Trabuco para Fazenda e queda de 1% com recusa do banqueiro; Joaquim Levy passou a ser cotado e ADRs se recuperaram; ADR da Petrobras subiu 2%

Publicidade

SÃO PAULO – Dia de feriado na BM&FBovespa não significa que os mercados não estão de olho nos principais movimentos de ações lá fora, ainda mais levando em conta o intenso noticiário político. Depois de abrir em alta e ter ganhos de até 2,16% em meio a novidades sobre o ministério da Fazenda e depois chegar a cair 1,10%, o índice de ADRs (American Depositary Receipts) Brazil Titans 20 Dow Jones, que é negociado na Bolsa de Nova York e reúne os 20 ADRs mais líquidos de empresas brasileiras, fechou em leve alta de 0,24%, a 22.532 pontos. 

O índice  abriu a sessão às 12h30 (horário de Brasília) com alta de cerca de 2% no início da sessão em meio às notícias do jornal Valor Econômico e do Estado de S. Paulo de que a presidente Dilma Rousseff teria convidado o atual presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, para substituir Guido Mantega no ministério da Fazenda. Ainda segundo o Valor, Alexandre Tombini foi convidado a permanecer no comando do Banco Central. Os papéis de estatais e de bancos dispararam em meio a essa possibilidade, uma vez que Trabuco na Fazenda sinalizaria uma maior ortodoxia econômica. 

Contudo, logo após a abertura das negociações por lá, notícias do jornal Folha de S. Paulo e da agência Estado destacaram que Trabuco teria dificuldades em aceitar o convite de Dilma por conta dos compromissos assumidos por ele frente o presidente do Conselho de Administração do Banco, Lázaro Brandão. A sua ida a Fazenda estaria até mesmo sendo dada como descartada. Enquanto isso, Dilma não confirmou tê-lo convidado. Com a possível negativa, Dilma analisava outras opções, sendo a principal o nome de Nelson Barbosa. O jornal Valor Econômico, mais tarde, destacou que Trabuco não aceitou o convite mesmo, o que fizeram os ADRs caírem forte. 

Contudo, rumores sobre novos nomes para a Fazenda geraram alívio para o mercado. De acordo com uma fonte ouvida pela Reuters, o ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy passou a integrar a lista de nomes que a presidente Dilma Rousseff avalia para substituir Guido Mantega. Ainda conforme a fonte, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles também não mais está sendo cotado para o cargo. Já o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda Nelson Barbosa continua sendo avaliado para substituir Mantega. 

Os papéis da Petrobras (PETR4), que chegaram a subir quase 5% e zeraram os ganhos durante a tarde, fecharam em alta de 2,32% (PBR) e 2,54% (PBR.A), enquanto os do Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) fecharam, ambos, com alta de 0,34%. Os da Eletrobras fecharam com queda de 1,68%. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.