Com temor de guerra, bolsas norte-americanas encerram semana em baixa

O temor causado por uma nova guerra entre EUA e Iraque ditou o fraco desempenho dos mercados na semana

Publicidade

SÃO PAULO – Encerrando mais uma semana de fraco desempenho, as bolsas norte-americanas fecharam em queda nesta sexta-feira, com os temores de guerra ofuscando o bom desempenho de alguns indicadores econômicos.

Alguns dos indicadores divulgados durante a semana revelaram que a economia norte-americana está numa trajetória de leve recuperação. Neste sentido, o ISM Manufacturing indicou uma ligeira expansão da atividade industrial no país em janeiro.

Desemprego foi menor que expectativas

Tal verificação foi corroborada pela divulgação da taxa de desemprego referente ao mês de janeiro, que ficou em 5,7%, patamar abaixo do esperado pelo mercado e também inferior aos 6,0% atingidos em dezembro de 2002. Em consonância, o nonfarm payrolls, indicador que mede o crescimento de postos de trabalho, ficou em 143 mil, bem acima das expectativas do mercado, que apontavam um crescimento de 69 mil postos de trabalho.

A divulgação do wholesale inventories referente a dezembro, mostrou que os estoques cresceram 0,8% no último mês de 2002, enquanto as vendas tiveram queda também de 0,8% no mesmo período.

Consumer Credit surpreende Wall Street

No final da tarde desta sexta-feira, foi divulgado pelo Fed o consumer credit, que registrou queda de 2,75% (correspondente a US$ 4 bilhões). Tal retração é a maior dos últimos doze anos.

O anúncio surpreendeu o mercado, que aguardava um aumento da ordem de US$ 3,3 bilhões.

Continua depois da publicidade

Techs derrubam bolsas

A queda das bolsas norte-americanas neste pregão foi fortemente influenciada pelo fraco desempenho das empresas de tecnologia, que projetam fracos negócios para 2003 em virtude da grande possibilidade de guerra entre Estados Unidos e Iraque.

Dessa forma, as ações da Microsoft caíram 1,54%, enquanto a Hewlett-Packard registrou queda de 2,7%. Um dos maiores destaques de queda ficou com os papéis da Intel, que fecharam em queda de 2,79%.

Bolsas fecham em baixa

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em baixa de 1,48% a 1.282 pontos, acumulando no ano forte baixa de 3,97%. No acumulado da semana, o índice fechou em queda de 2,91%.

Continua depois da publicidade

O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em desvalorização de 1,01% atingindo 830 pontos e caindo 5,70% no ano. A baixa acumulada na semana foi de 3,04%.
O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou queda de 0,82% chegando a 7.864 pontos e acumulando no ano forte baixa de 5,72%. Na semana, a baixa acumulada foi de 2,35%.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Dow Jones -0,82 7.864 -8,51 -5,72
S&P 500 -1,01 830 -8,82 -5,70
Nasdaq C -1,48 1.282 -8,47 -3,97