Com queda na confiança do consumidor, bolsas dos EUA operam em queda

Papéis da Kodak seguem em queda nessa sessão, com menor previsão de receita em 2004; ações da 3M contrariam tendência

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas norte-americanas operam em ligeira queda nesta sexta-feira, após a divulgação de queda pela segunda vez consecutiva do índice que mede a confiança dos consumidores na economia dos Estados Unidos, publicado pela University of Michigan.

Michigan Sentiment não confirma previsões do mercado

O índice Michigan Consumer Sentiment Index, que mensura a confiança dos consumidores na economia dos Estados Unidos, voltou a registrar queda em setembro, pelo segundo mês consecutivo. O indicador registrou 87,7 pontos no mês de setembro, enquanto o mercado previa 88,5 pontos para este mês, e frente ao verificado pelo índice anterior, que ficou em 88,2 pontos.

No entanto, um bom indicador econômico surpreendeu os investidores nesta sessão, sendo que o índice que mede o Produto Interno Bruto do segundo trimestre apontou incremento de 3,3% no período. A pesquisa anterior havia registrado alta de 3,1%. Este aumento no índice surpreendeu boa parte dos economistas, que esperavam a manutenção deste indicador em 3,1%.

No setor corporativo, Kodak continua em queda

A empresa, que registrou queda de quase 18% em suas ações na sessão anterior, permanente apresentando desvalorização em seus papéis nesta sexta-feira, de 3,34%, refletindo as menores previsões de receitas em 2004 para a Kodak, feitas pelos bancos Goldman Sachs e pelo Smith Barney.

Os papéis da Motorola também são destaque negativo nesta sessão, depois que o Wall Street Journal divulgou um atraso da empresa na produção de câmeras para seus aparelhos de telefone celular. Segundo o jornal, o projeto da Motorola de fabricar estes produtos não ficará pronto até as férias do final deste ano. Assim, os papéis da empresa registram queda de 4,55% nesta sessão.

Ainda no setor corporativo, o conglomerado industrial 3M apresenta alta de 1,33% em seus papéis, após o Bank of América elevar a recomendação das ações da empresa de neutral para buy.

Continua depois da publicidade

Acompanhe as bolsas dos EUA nesta sexta-feira


O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, opera em leve desvalorização de 0,47% e atinge 1.809 pontos.
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, negocia em leve baixa de 0,28% a 1.000 pontos,
enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, cai 0,06%, chegando a 9.338 pontos.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Dow Jones -0,06 9.338 +0,05 +11,95
S&P 500 -0,28 1.000 +0,37 +13,71
Nasdaq C -0,47 1.809 +1,48 +35,42