Com perspectivas de queda de demanda, petróleo fecha em baixa novamente

Membros da Opep já sinalizam que nova reunião extraordinária pode ocorrer em janeiro para discussão de mais um corte

Publicidade

SÃO PAULO – Perspectivas pessimistas voltam a pressionar os mercados globais nesta terça-feira (23) e em resposta o petróleo tem nova queda, dando continuidade a seu movimento decrescente que tanto preocupa a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Alguns membros da organização já estão sinalizando que uma reunião de caráter extraordinário pode ocorrer em breve para que um novo corte de produção seja colocado em pauta. Chakib Khelil, presidente do grupo, afirmou que há a possibilidade de que o encontro ocorra em janeiro em Kuwait.

Em sua última reunião ocorrida na semana passada, os membros do cartel decidiram por reduzir sua produção em 2,2 milhões de barris por dia, mas a perspectiva de menor oferta ainda não conseguiu superar as preocupações quanto à queda da demanda mundial pela commodity.

Com os desdobramentos da crise de crédito internacional, os sinais de contaminação da economia real preocupam os investidores, já que uma desaceleração econômica tende a reduzir a procura por óleo bruto.

Na próxima sessão, serão divulgados os dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos, relativos aos níveis de estoques no país. Segundo projeções de mercado, as reservas devem ter crescido 900 mil barris durante a semana, marcando a décima terceira alta em doze semanas.

Confira as cotações

A cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou a US$ 40,36 no pregão desta terça-feira, baixa de 2,63% em relação ao último fechamento.

Continua depois da publicidade

O contrato com vencimento em fevereiro de 2009, que apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, fechou cotado a US$ 38,98 por barril, configurando uma baixa de 2,33% frente ao fechamento anterior.