Com otimização de gastos, BTG inclui Vale em carteira para clientes

Banco também optou por incluir papéis da Autometal, excluindo as ações da Brasil Foods e trocando-as pelas da JBS

Lara Rizério

Navio cargueiro do Porto de Roterdã, na Holanda

Publicidade

SÃO PAULO –  O BTG Pactual divulgou sua carteira recomendada para clientes do mês de dezembro, contendo algumas alterações. O banco optou por aumentar a participação nas ações ordinárias da Vale (VALE3), além de substituir os papéis da Brasil Foods (BRFS3) pelos da JBS (JBSS3). Por fim, a equipe de análise optou por incluir os papéis da Autometal (AUTM3). 

De acordo com a explicação do analista Carlos Sequeira, em relatório, apesar da baixa exposição nos setores cíclicos e voltando mais ao setor interno da economia, a opção foi aumentar a exposição aos papéis de exportadoras, tanto da Vale quanto da Embraer (EMBR3), explicando também a troca da Brasil Foods pelo JBS. Esta última companhia tem cerca de 70% do seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) em dólar. 

Para a Vale, os cortes adicionais de custos e otimização do capex, além de um real mais fraco que deve favorecer as exportações, são indicados como pontos positivos para a sua indicação. Já para a Embraer, o analista avalia que o valuation dos papéis está atrativo, além das expectativas de maior crescimento em 2013 e o benefício com o real mais desvalorizado. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sequeira observa ainda que equilibrou no mês anterior o portfólio em relação ao setor de bens de consumo para 25%, ante 40% de outubro. Para o último mês do ano, a inclusão das ações AUTM3 se baseiam no bom momento de vendas de veículos leves no Brasil, além das operações mexicanas bastante rentáveis. Entretanto, aponta, a exposição no setor de construção se mantém com a MRV (MRVE3), além de seguir com as ações da BM&FBovespa (BVMF3).

Para o cenário local, as expectativas de crescimento econômico seguem otimistas, com uma aceleração maior no próximo ano. Entretanto, aponta, o ceticismo com a atividade aumentou, sendo que novas revisões para baixo podem ser feitas nos próximos períodos. 

Desempenho
No mês de novembro, o portfólio da corretora apresentou valorização de 2,1%, desempenho acima do Ibovespa, que no mesmo período registrou leve alta de 0,7%. No acumulado do ano, a carteira recomendada para clientes da corretora registra avanço de 24,19%, contra desempenho positivo de 1,27% do benchmark da bolsa brasileira.

Continua depois da publicidade

Confira carteira do BTG Pactual para clientes de dezembro:

Empresa Ticker Peso
Vale VALE3 15%
Pão de Açúcar  PCAR4 15%
CCR CCRO3 10%
JBS JBSS3 10%
BMFBovespa BVMF3 10%
Cosan CSAN3 10%
Autometal AUTM3 5%
Embraer EMBR3 10%
MRV Engenharia MRVE3 10%
Kroton KROT11  5%

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.