Com mudança de posições e aversão ao risco, iene se valoriza frente ao dólar

Investidores vendem moeda norte-americana e compram commodities, à espera de inflação nos EUA; carry trade em baixa

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O iene se valoriza frente à divisa norte-americana nesta sexta-feira (22), em sessão marcada por volatilidade nas bolsas dos EUA.

Wall Street opera instável, oscilando entre altas e baixas, dividida por dois drivers: lucro líquido favorável da varejista Sears, que vê suas ações com valorização de 18%; e mudança nos cargos de CEO (Chief Executive Officer) e chairman na AIG, cujos papéis recuam 7,5% no pregão.

Cautela predomina

As incertezas nos mercados acionários propagam desconfiança entre os investidores que, mais avessos ao risco, reduzem o carry trade. Nessas operações, há a tomada de empréstimos em iene para posterior aplicação em outros mercados, visando o ganho referente ao diferencial entre as taxas de juro.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, observa-se tendência ascendente no mercado de commodities, em especial na cotação do barril de petróleo Brent em Londres, ao passo que investidores desmontam posições em dólar e migram para aquisições de tonéis de óleo bruto, à espera da inflação nos EUA. Cabe ressaltar que o dólar é correlacionado negativamente com o hidrocarboneto.

Iene se valoriza

No pregão desta sexta-feira, o iene se valoriza frente ao dólar norte-americano em relação ao fechamento anterior, registrando uma cotação de 94,43 ienes por dolar.

ÚltimoFech Ant
Dólar por Euro1,39991,3893
Iene por Dólar94,425094,4750
Iene por Euro132,1856131,2541
Iene por Real46,491946,4023