Com guinada digital, Via Varejo reverte prejuízo e lucra R$ 336 milhões no 4º trimestre de 2020

A Via Varejo fechou o ano de 2020 com um recorde histórico de evolução do GMV bruto, que totalizou R$ 38,8 bilhões

Anderson Figo

(Shutterstock)

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SÃO PAULO — A Via Varejo (VVAR3) registrou lucro líquido de R$ 336 milhões no quatro trimestre de 2020, revertendo o prejuízo de R$ 875 milhões visto no mesmo período do ano anterior.

O desempenho foi impulsionado por uma “transformação digital” acelerada pela pandemia de coronavírus, segundo a companhia. O lucro líquido operacional ficou em R$ 209 milhões, ante R$ 78 milhões no quarto trimestre de 2019.

“A transformação digital permitiu, em pouco tempo, uma grande virada no nosso crescimento e na nossa rentabilidade. Com a agilidade de uma startup, ganhamos expressiva participação de mercado em muitos segmentos e em todos os canais e categorias”, destacou a companhia.

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A Via Varejo fechou o ano de 2020 com um recorde histórico de evolução do GMV (volume bruto de mercadorias) bruto, que totalizou R$ 38,8 bilhões, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Só no quarto trimestre, o GMV foi de R$ 12,7 bilhões.

As vendas digitais cresceram 110,5% na comparação anual, totalizando R$ 5,7 bilhões. Já a receita líquida da companhia subiu 24,4%, para R$ 9,47 bilhões.

A companhia também conseguiu ampliar o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do quarto trimestre de 2019 para o mesmo período do ano passado, passando de uma cifra negativa em R$ 35 milhões para um valor positivo de R$ 545 milhões.

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No acumulado de 2020, o lucro líquido da Via Varejo foi de R$ 1 bilhão, ante R$ prejuízo de R$ 1,4 bilhão em 2019. A receita líquida ficou passou de R$ 29,85 bilhões para R$ 34,5 bilhões, enquanto o Ebitda ajustado ficou em R$ 2,9 bilhões, frente R$ 1,076 bilhão.

A Via Varejo encerrou o ano de 2020 com caixa líquido e antecipações de R$ 4,8 bilhões. No fim de 2019, a cifra estava em R$ 2,2 bilhões.

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Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.